Institucional
Institucional
Sobre
Sociedade de Cardiologia do Estado de Santa Catarina – SBC - SC
Fundada em 24 de julho de 1978, em Florianópolis, teve como primeiro presidente Antônio S. Sbissa que, reeleito duas vezes, manteve-se nesta posição de 1978 a 1984.
Os presidentes seguintes foram:
Luis Carlos São Thiago (1984)
Celso Acácio Teixeira Moreira (1987)
Antônio Felipe Simão (1989)
Jamil Mattar Valente (1991-1992)
Florianópolis sediou relevantes eventos, como os seguintes:
1977
I Encontro Sulbrasileiro de Cardiologia;
1978
I Simpósio Catarinense de Hipertensão Arterial Sistêmica;
1979
Reunião Conjunta com a Jornada Catarinense de Debates e Estudos Científicos;
1979
Reunião Científica com participação de A . Carvalho Azevedo, do Rio de Janeiro;
1980
1ª Jornada Catarinense de Cardiologia e II Simpósio Catarinense sobre Hipertensão Arterial Sistêmica
Em Itapema, realizou-se Simpósio sobre Hipertensão Arterial, em 1980, enquanto Florianópolis, em 1984, sediava o V Encontro Sul Brasileiro de Cardiologia.
Em abril de 1989, Santa Catarina recepcionou o III Simpósio Internacional de Ecodopplercardiografia sob a presidência de Antônio Felipe Simão, e a participação de Juarez Ortiz de, S. Paulo, que na época era presidente do Departamento de Ecocardiografia da SBC.
Destaca-se, ainda, a realização do I Congresso Catarinense de Cardiologia, em outubro de 1991, em Florianópolis, sob a presidência de Antônio Felipe Simão. Importa também salientar o pioneirismo de Juarez Collaço e de Isaac Lobato Filho implantação de cirurgia cardíaaca no Estado.
Cumpre destacar ainda que, antes da fundação da Sociedade, a participação de Polydoro Ernani São Thiago (representante regional da SBC ao longo de muitos anos), Isaac Lobato Filho e Orlando Borges Schroeder, que desenvolveram intensa atividade científica em benefício da Cardiologia catarinense e sempre constituíram presenças marcantes nos eventos de cardiologia nacional.