Institucional
Institucional
Sobre
A Sociedade Rondoniense de Cardiologia - SOCERON nasceu no dia 04 de setembro de 2006, como Sociedade Brasileira de Cardiologia/Seção Rondônia (SBC-RO), a partir da iniciativa de 18 cardiologistas da capital e do interior. A primeira diretoria, liderada pelo Dr. Gedersson Rossato, assumiu com mandato para o biênio 2007-2009. Em época de grande dificuldade de mobilização, conseguimos realizar um grande feito: O I Congresso Rondoniense de Cardiologia, o qual ocorreu no auditório do SENAC em 2008. Na mesma época importantes campanhas de prevenção às doenças cardiovasculares, combate a tabagismo e Hipertensão foram realizadas.
Infelizmente, as dificuldade de engajamento em um Estado na época com poucos especialistas, fez com que não houvessem eleições ao término da primeira gestão e a Sociedade permaneceu inativa por mais de 6 anos.
Entre 2009 e 2014, destacou-se a postura engajada do Dr. João Roberto Gemelli, criador do Simpósio de Hipertensão Arterial, o qual manteve acesa a chama da atividade científica mesmo durante a inatividade da Sociedade.
Em 2015, após grande esforço de muitos colegas, a Cardiologia Rondoniense voltou a se organizar, estruturando-se social e juridicamente. O re-nascimento da SBC-RO, agora nomeada SOCERON, teve o Dr. Gemelli como seu segundo presidente e foi marcada pela realização de inúmeras campanhas e coroada pela realização do II Congresso de Cardiologia em conjunto com o 7º. Simpósio de Hipertensão Arterial - HAS.
Em 2018, uma nova diretoria foi eleita, tendo como presidente a Dra. Fernanda Dettman. Após o afastamento da Dra. Fernanda, por motivos pessoais, o Dr. Daniel Mugrabi, vice-presidente eleito assumiu o cargo de presidente, permanecendo nesta função até ano seguinte, quando foi eleito presidente para o Biênio 2020-2021.
Ao longo dos últimos 5 anos a SOCERON vem promovendo campanhas, eventos científicos e uma importante integração com o mundo acadêmico e a comunidade. Em 2019 a Sociedade Rondoniense de Cardiologia promoveu o VI Congresso Rondoniense de Cardiologia e o 11º. Simpósio HAS, sendo considerados um dos mais importantes Congressos da Região Norte.
Hoje, somos mais de 70 filiados em todo o Estado e mais do que nunca, o fortalecimento de nossa Sociedade, a cada ano, proporciona um ambiente de integração, valorização profissional e crescimento científico.