Institucional
Institucional
Sobre
O início da Cardiologia de Brasília coincide com a fundação da Capital Federal. Cardiologistas tais como Dr. Fernando R. Morais (PE), Dr. Ely Toscano Barbosa (RS) e Dr. Ady Prates Flores (RS) iniciaram, no recém-construído Hospital Distrital de Brasília, o primeiro Serviço de Cardiologia da cidade. Posteriormente Dr. Cláudio Penna (RJ), passou a integrar o grupo dos pioneiros da Cardiologia na cidade.
Em 1962 foi criada a Seção Regional da Sociedade Brasileira de Cardiologia tendo, como responsável, Dr. Luciano Vieira, naquela época Subsecretário da SBC.
Nos idos de 1962/1963 é implantado, no Hospital Distrital, o serviço de Hemodinâmica e Angiocardiografia.
Em 1963 realiza-se, no Distrito Federal, a primeira cirurgia cardíaca. Nesta ocasião, a Cardiologia de Brasília convidou o cirurgião cardiovascular Dr. Adib D. Jatene e sua equipe, composta pelos profissionais Dr. Alberto Caputto e Dr. Alberto Ramalho, como anestesistas, Dr. José Eduardo Souza, Dr. Walmir Fontes e Dr. Cantídio de Moura Campos Filho como hemodinamicistas, Dr. Luís Carlos Bento de Souza, Dr. Paulo Paulista e o próprio Dr. Adib D. Jatene como cirurgiões e Dr. Hélio M. Magalhães, como clínico, para a realização das cirurgias cardíacas iniciais e a implantação definitiva de um serviço cirúrgico à altura da Capital da República. Problemas políticos, no entanto tornaram inviável a manutenção de tais profissionais no DF.
Em julho de 1964, nas dependências da Universidade de Brasília, realizou-se o 20º Congresso Brasileiro de Cardiologia e o Congresso Brasileiro de Cirurgia Vascular Periférica, sob a presidência de Dr. Cláudio Penna. Na ocasião, foram apresentados os primeiros trabalhos, destacando-se dentre eles “Sistema de Cancelamento de Imagens para Visualização das Artérias Renais – relato de um caso”.
Em 18 de agosto de 1970, é eleita a primeira Diretoria da Regional, sob a presidência de Dr. Caio Flávio P. da Silveira, que permaneceu no cargo até 1974, quando a presidência passou a ser ocupada por Dr. Nelson Braulio Caldas Marins, na ocasião vice-presidente.
Em julho de 1971, realizou-se, no Hotel Nacional de Brasília o 27º Congresso Brasileiro de Cardiologia, sob a presidência de Luciano Vieira.
Em 1972, foi criado no recém-inaugurado Hospital da Forças Armadas, o Serviço de Cardiologia sob a chefia de Dr. Ely Toscano Barbosa.
Desde então a Cardiologia de Brasília começou a evoluir com maior dinamismo, tanto que, no Congresso Brasileiro de Cardiologia em 1973, em Fortaleza, ficou em terceiro lugar, logo após São Paulo e Rio de Janeiro, na inscrição de trabalhos científicos.
Em julho de 1978, foi criada a Sociedade de Cardiologia de Brasília tendo, como primeiro presidente, Dr. Nelson Braulio Caldas Marins.
Em julho de 1979, realizou-se em Brasília, o 35º Congresso Brasileiro de Cardiologia, sob a presidência de Dr. Ely Toscano Barbosa.
Nos dias 28 e 29 de maio de 1984 realizou-se, no Hospital das Forças Armadas, o 3º Simpósio Luso-brasileiro de Cardiologia. Ainda neste ano foi também realizada, a 1ª Semana de Estudos Cardiológicos de Brasília. A seguir, no Hospital das Forças Armadas, Dr. Ely Toscano Barbosa organizou o 1º Curso de Preparação para Especialistas em Cardiologia.
Em setembro de 1987, sob a presidência de Dr. Nelson Braulio Caldas Marins, realizou-se o 43º Congresso da SBC. Com a ida de Dr. Nelson Braulio Caldas Marins para presidir tal evento a presidência da Sociedade de Cardiologia de Brasília passou a ser ocupada por Dr. Idunalvo Diniz Filho.
Em julho de 1988, foi eleita a segunda Diretoria da Sociedade assumindo a presidência Dr. Augusto Dê Marco Martins. Durante esta gestão foram implementadas as reuniões científicas mensais da sociedade com convidados de expressão da Cardiologia brasileira.
Em 1989 realizou-se o I Encontro de Cardiologia do Distrito Federal. Neste ano, a Sociedade de Cardiologia de Brasília, com o apoio do FUNCOR, promoveu a Semana do Coração, com o objetivo de informar a comunidade do Distrito Federal sobre as conseqüências das doenças cardiovasculares.
Em 1990, foi eleita a terceira Diretoria da Sociedade, assumindo a presidência de Dr. Walter Geraldo da Silveira que manteve as atividades mencionadas e promoveu o II Encontro de Cardiologia do Distrito Federal e também o I Congresso Centro-Oeste de Cardiologia. Foram realizados ainda o I Curso de Atualização em Doenças Coronarianas, Curso de Cardiopatias e Gravidez.
Em 1992 realizou-se o Curso de Atualização em Doenças Coronarianas e Aspectos de Hipertensão Arterial.
Em dezembro de 1992, a presidência da Sociedade foi assumida por Dr. Lázaro Fernandes de Miranda.
Sob nova presidência de Dr. Walter Geraldo da Silveira, entre 1994 e 1995, a Sociedade de Cardiologia de Brasília investiu em novas técnicas para a identificação e tratamento das afecções cardiovasculares. Ele foi substituído por Dr. Nasser Sarkis Simão em 1996.
Entre 1998 e 1999, com presidência de Dr. José Sobral Neto, foram realizados o VII Congresso de Cardiologia de Brasília, o IV Simpósio de Psicologia aplicada à Cardiologia e o I Encontro de Enfermagem em Cardiologia.
Dr. Augusto Dê Marco Martins foi o presidente da Sociedade a partir de 2000, período da realização do VIII Congresso de Cardiologia de Brasília, com o tema Doenças Cardíacas no ano 2000.
Durante a presidência de Dr. José Carlos Quináglia e Silva, entre 2002 e 2003, foram realizados dois Congressos de Cardiologia de Brasília, além do VII Congresso Centro-Oeste de Cardiologia.
Entre 2004 e 2005 a presidência foi ocupada por Dr. Geniberto Paiva Campos tendo como principais focos as atividades científicas e o debate profissional. Foram feitos investimentos na realização de eventos e na comunicação institucional, com a criação de uma nova identidade visual e de canais de comunicação com os membros, a comunidade médica e a sociedade.
A Diretoria atual, presidida por Dr. Henrique Farias de Medeiros realizou-se o XIII Congresso de Cardiologia em abril de 2006, vem mantendo e aprimorando as diretrizes da Diretoria passada, redimensionando o informativo PULSO, reestruturando o site da SBC/DF e procurando otimizar o relacionamento com a indústria farmacêutica.
Deve-se ressaltar a grande importância que o Hospital de Base teve na formação da grande maioria dos cardiologistas e cirurgiões cardiovasculares que hoje trabalham no Distrito Federal.
Nos primeiros tempos do DF, cirurgiões, como Dr. André Esteves Lima, Dr. Paulo Horta B. Silva, Dr. Rodolfo F. Pinke, Dr. Cyro L. da Silva, Dr. Itacir Arlindo Franceschini e posteriormente Dr. João Guilherme W. Duarte, Dr. Ivan Pedro Tavares, Dr. Luiz Carlos Schimin e vários outros realizaram trabalho para a expansão da cirurgia cardíaca no Distrito Federal e região Centro-Oeste.
A Cardiologia de Brasília tem entre seus destaques o setor de eletrofisiologia e arritmia com nomes como Dr. Ayrton Klier Peres, Dr. Tamer Najar Seixas, Dr. José Sobral Neto, Dr. Cândido Rodrigues Martins Gomes, Dr. Henrique César de Almeida Maia entre outros.
Os estudos hemodinâmicos na área cardiológica foram iniciados por Dr. Vicente Paulo da Motta, Dr. Carmine Constante Pedro Scianni e posteriomente Dr. Evandro César Vidal Osterne, Dr. José Carlos Mendonça Mendes, Dr. Francisco de Assis Cruz, Dr. Edmur Carlos de Araújo, Dr. Gustavo de Almeida Alexim entre outros que incorporaram os métodos terapêuticos nos procedimentos hemodinâmicos.
Em 2004 a Cardiologia de Brasília foi engradecida com o início do juncionamento do INCOR-DF com o propósito principal de complementar o atendimento cardiológico da Rede Pública do Distrito Federal.