Institucional

Institucional

Breve história da formação do DECAGE/GEBRAC

Autor: Silvio Santos (SP)

Até o início da década de 90, os temas de cardiologia geriátrica nos congressos da SBC e da SOCESP eram apresentados por professores de dois núcleos existentes, tendo como expressões principais, o Dr Hélio Magalhães no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e o Dr Luiz Gastão do Serro-Azul no Hospital das Clinicas e posteriormente no Incor. A esta época, um grupo de médicos mais jovens com interesse neste assunto, sempre sob inspiração e orientação dos mestres acima citados, passou a se reunir periodicamente para estruturação, no âmbito da SBC, de um grupo de estudo em Cardiogeriatria, para implementar os aspectos experimentais, clínicos e preventivos neste campo, com ênfase para a pesquisa e a educação continuada a níveis profissional e comunitário.

As reuniões iniciais foram feitas no Departamento de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, e o grupo inicial não excedia a uns poucos interessados.Entre outras, a tarefa mais importante nestes primórdios, foi a elaboração do estatuto para o denominado GEBRAC: Grupo de Estudo Brasileiro em Cardiogeriatria da Sociedade Brasileira de Cardiologia, baseado nos estatutos preexistentes de outros grupos e adequado às necessidades desta área do conhecimento, tarefa realizada durante o XIII Congresso da SOCESP em maio de 1992 em Campos do Jordão. Para condução dos trabalhos até a eleição da primeira diretoria, foi organizada uma diretoria interina que ficou assim constituída

Presidente: Mauricio Wajngarten (Incor – SP)
Vice – Presidente: Roberto A. Franken (Santa Casa – SP)
Secretário: Silvio Carlos M Santos (Fac. Ciências Médicas de Santos – SP)
Tesoureiro: Alberto Liberman (PUC de Campinas – SP)
Diretor Científico: Felicio Saviolli Neto (IDPC – SP)

Este estatuto foi apresentado e submetido à discussão e aprovação na assembléia geral ordinária da SBC durante o XLIX Congresso realizado em agosto de 1993 em Belo Horizonte, sendo então eleita legalmente como a primeira diretoria do GEBRAC.

Desde logo, esta diretoria muito bem comandada e estimulada pelo Dr Mauricio, além de trabalhar junto às comissões científicas dos congressos da SBC e da SOCESP, assessorando-as na montagem das grades científicas no que dizia respeito à Cardiogeriatria, desenvolvia paralelamente contatos internacionais com o Council on Geriatrics Cardiology, entidade americana com atuação e finalidades semelhantes àsw nossas e que já estava bem estruturada há alguns anos, pelo Dr Maurício e Dr Liberman na reunião deste órgão, durante o Congresso da ACC em Anaheim – California em março de 1993 e pelo Dr Silvio e Dr Felicio em Atlanta em março de 1994.

A esta época, a diretoria concentrava esforços para uma primeira atividade científica que pudesse identificar e cooptar serviços de Cardiogeriatria espalhados pelo Brasil e que pudessem somar esforços com o GEBRAC. Desenvolveu-se então o EMI: Estudo Multicêntrico dos Idosos, coordenado pela Dra Claudia Gravina e Dr Roberto Franken, que visava a traçar um perfil de fatores de risco e de patologias nos idosos atendidos por estes serviços. Este trabalho iniciado pela primeira diretoria presidida pelo Dr Mauricio Wajngarten foi publicado durante a segunda diretoria presidida pelo Dr Silvio C M Santos.

Da cooperação internacional com o Council americano e vindo de encontro a outra das metas do GEBRAC que era o de mostrar novos caminhos para a investigação cientifica dos problemas da população idosa, foi organizado um evento internacional denominado “Work-Shop Desafios Atuais da Cardiologia Geriatrica” com promoção do GEBRAC – SBC realizado em Ribeirão Preto no dia 1o de junho de 1994, como atividade pré congresso da SOCESP, com a presença de algumas das maiores autoridades americanas da Cardiogeriatria como o Dr Bernard Gersh da Georgetown University, Dr Edward Lakatta do NIH e da John Hopkins University e Dra Nanette Wenger da Emory University e presidente do Council americano. Estes Work – shop mostrou caminhos para os principais serviços brasileiros que lidavam com a problemática dos idosos, seja em pesquisa básica sobre o envelhecimento ou em aplicações clinicas.

A partir deste impulso inicial, o Grupo de Estudo foi aprimorando a sua estrutura , delineando cada vez com mais clareza a sua existência e finalidades. Para isto, as sucessivas diretorias tiveram,cada qual, um quinhão importante de contribuição. Ressalto aqui, a gestão do Dr Alberto Liberman que conseguiu em curto prazo, criar representação regional do GEBRAC em quase todos os estados brasileiros, além de organizar o 1o Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, realizado em 1999 nas dependências do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, desde logo impactante seja pela qualidade do temário cientifico, seja pelo expressivo numero de participantes. Com esta organização e a expansão de atividades do Grupo de Estudo, culminou que no final da década de 90, e aprovada pela AGO da SBC, a transformação do mesmo em DECAGE: Departamento de Cardiogeriatria da SBC. O restante da história a maioria conhece, inclusive por ter feito ou fazer parte dela.

Logotipo do departamentoLogotipo da SBC

Departamento de Cardiopatias Congênitas e Cardiologia Pediátrica

Av. Marechal Câmara, 160
3º andar - Sl: 330
Centro - Rio de Janeiro
CEP: 20020-907

(21) 3478-2761 ou 3478-2772
+55 (21) 3478-2700

E-mail:

departamentos@cardiol.br

 

 

Redes sociais

Link para FacebookLink para InstagramLink para Youtube