Comunicado aos sócios sobre votação de dispositivos eletrônicos para fumar
24/10/2023, 15:19 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30
Compartilhar
A Sociedade Brasileira de Cardiologia está em alerta quanto ao debate sobre os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), também chamados vapes. Proibidos desde 2009 pela ANVISA, a discussão sobre a venda, a importação e a publicidade foi retomada neste ano no Senado Federal.
Os chamados vapes vêm sendo promovidos como uma saída de menor risco e/ou alternativa para redução do consumo de cigarros tradicionais, mas não há estudos consistentes suficientes que comprovem esta teoria. Por outro lado, experimentos clínicos sugerem que estes dispositivos apresentam componentes químicos, os quais são fatores de risco associados principalmente ao Infarto do Miocárdio, além de outros efeitos deletérios ao nosso organismo.
Tendo em vista a proibição pela ANVISA e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a observação do seu uso por jovens e indivíduos não-fumantes, e diante das pesquisas que demonstram os malefícios do seu consumo, a SBC considera a liberação destes dispositivos um prejuízo à saúde da nossa população. Por isso, posiciona-se contrária à liberação dos mesmos e recomendam aos sócios que participe pelo E-Cidadania com seu voto nos dois projetos de Lei que tratam do assunto:
Vote, NÃO, ao PL 5008/2023 que pretende permitir a comercialização e a fabricação dos cigarros eletrônicos.
Vote aqui: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=160523
Vote, SIM, ao PL4356/2023, que visa proibir a fabricação, a importação, a comercialização, e a publicidade de dispositivos eletrônicos fumígenos.
Vote aqui: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=159773