VII Simpósio SMC/SOGIMIG promove integração entre cardiologia e saúde da mulher
17/03/2025, 15:07 • Atualizado em 17/03/2025, 15:04
Compartilhar
Nos dias 7 e 8 de março, a Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC), em parceria com a Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (SOGIMIG), realizou o VII Simpósio SMC/SOGIMIG. Com o tema “Onde a Ginecologia/Obstetrícia e a Cardiologia se Encontram”, o evento aconteceu na Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e promoveu a convergência entre essas especialidades para discutir a saúde integral da mulher.
A programação incluiu palestras e discussões de casos clínicos que abordaram desde a terapia hormonal na menopausa até o manejo de condições cardiovasculares complexas durante a gestação e o puerpério. Temas como aconselhamento reprodutivo e contracepção para mulheres cardiopatas também foram debatidos, reforçando a importância de um cuidado personalizado e integrado para garantir o bem-estar das pacientes em todas as fases da vida.
Essas discussões proporcionaram insights valiosos sobre os desafios clínicos e as melhores práticas para o tratamento de pacientes com condições que exigem a atenção conjunta de ginecologistas e cardiologistas. A troca de experiências entre os especialistas evidenciou a necessidade de protocolos de cuidado compartilhado, que considerem as particularidades do universo feminino.
Além de proporcionar uma atualização científica de alto nível, o simpósio fortaleceu o relacionamento entre as duas especialidades, destacando a relevância da atuação multidisciplinar no enfrentamento dos desafios clínicos e na busca por melhores práticas no cuidado à saúde cardiovascular feminina.