Ultrassonografia “Point-of-care” é destaque na nova edição da Revista da SOCESP
01/10/2024, 09:04 • Atualizado em 01/10/2024, 09:04
Compartilhar
A segunda edição de 2024 da Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) está inteiramente dedicada à ultrassonografia "point-of-care" (POCUS) na cardiologia. Essa técnica tem ganhado destaque pela agilidade diagnóstica em diversas condições cardiovasculares e representa um avanço significativo nos 50 anos desde a chegada da ecocardiografia ao Brasil.
No editorial, o editor-chefe Luís Henrique Wolff Gowdak relembra os primórdios da ecocardiografia no país. "Em 1963, um cardiologista pegou emprestado um transdutor de ultrassom de um neurologista e o aplicou no tórax de um paciente para detectar um derrame pericárdico. Iniciava-se, de maneira tímida e quase anedótica, uma nova era nos métodos de diagnóstico por imagem na cardiologia", destaca Gowdak. Ele menciona que o primeiro ecocardiógrafo modo M chegou ao Brasil em 1974, pelas mãos de Egas Armelin e colegas do Hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo.
Gowdak enfatiza que estamos presenciando o estágio mais recente dessa evolução com a assimilação da ecocardiografia "point-of-care" e do ultrassom pulmonar como práticas corriqueiras à beira do leito. "Esses métodos podem ser implementados com êxito, após treinamento apropriado, por cardiologistas, clínicos, intensivistas, anestesiologistas e outros profissionais interessados", afirma.
A edição especial contou com a coautoria de Tarso Augusto Duenhas Accorsi e Aloísio Marchi da Rocha. A publicação, disponível para download gratuito, reúne nove artigos médicos e um suplemento com sete artigos multiprofissionais dos departamentos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Serviço Social e Psicologia.
Para acessar a revista, visite o site oficial da SOCESP.