Temas Livres e Late-Breaking Sciense do 78°CBC:
11/05/2023, 11:57 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30
Compartilhar
Confira datas de inscrição e regras
A Comissão Executiva do Congresso (CECon) do 78° Congresso Brasileiro de Cardiologia, que neste ano acontecerá em Porto Alegre, entre os dias 28 e 30 de setembro, está trabalhando com todo empenho para garantir a todos, inclusive aos pesquisadores que desejam submeter seus trabalhos, a melhor experiência. Dessa forma, a Comissão de Temas Livres começa a receber, a partir de 15 de maio, a inscrição de trabalhos e, dia 26 de junho, o processo de abertura acontece para as submissões de pesquisas para o Late-Breaking Science.
Temas Livres
Com 31 categorias, as inscrições para os Temas Livres se iniciam no dia 15/05 e vão até 07/06. A data corresponde à submissão dos trabalhos para a avaliação da Comissão Nacional Julgadora dos Temas Livres (CNJTL). O resultado será divulgado no mês de julho pelo site do 78°CBC. Neste mês, serão também divulgadas as modalidades nas quais os trabalhos serão apresentados. Haverá duas modalidades de apresentação: oral e pôster. Para aqueles que apresentarão o pôster, a confirmação e envio das informações será entre os meses de julho e agosto.
Vale destacar que não é obrigatório estar inscrito no congresso para submeter um trabalho nos Temas Livres. No entanto, caso seja aprovado, o autor deverá estar devidamente inscrito no evento. O preenchimento e envio de informações serão realizadas por meio eletrônico.
Premiação
Os melhores trabalhos serão premiados pela Comissão Nacional Julgadora dos Temas Livres (CNJTL). Os prêmios variam de acordo com a posição (1°, 2° ou 3° lugar) e podem chegar a R$ 7.000,00 a depender da modalidade (Pesquisador e Jovem Pesquisador) e da forma como foi apresentado (oral ou pôster).
Para o pesquisador Marcus Vinícius Simões, que venceu o primeiro lugar na apresentação oral dos Temas Livres no último ano, durante o 77° Congresso Brasileiro/Mundial de Cardiologia, com uma pesquisa sobre a Insuficiência Cardíaca e Doença de Chagas, esta foi uma oportunidade muito especial, pois “além de trazer visibilidade à pesquisa e poder apresentá-la a um número enorme de colegas, essas informações tão importantes que foram coletadas com estes dados, permitiram também uma discussão de alto nível, por meio da revisão por pares”, destaca.
Para conferir todas as informações, acesse o site do Congresso
Late-Breaking Science
Também com 31 categorias, as submissões para esta modalidade de trabalho do 78°CBC iniciarão em 26/06 e vão até 10/07. A Comissão Julgadora avaliará os trabalhos em julho e os resultados serão divulgados em agosto pela SBC. A confirmação para e-pôster acontecerá também em agosto.
Vale destacar que não é obrigatório estar inscrito no congresso para submeter um trabalho. Ainda, não é permitido que o mesmo pesquisador submeta um trabalho em mais de uma categoria.
Esse é o segundo congresso da SBC que promove a submissão de estudos clínicos randomizados, seguindo o formato já presente nos principais congressos científicos mundiais: Late-Breaking Science. Além disto, neste ano, esta modalidade também aceitará a submissão de registros cardiovasculares. Assim, nesta edição do 78º CBC, serão aceitos resultados inéditos (ainda não publicados em periódicos científicos), referentes a desfechos primários, sub-análises de desfechos primários, desfechos secundários, assim como atualizações (updates) de resultados de trials já apresentados e, também, registros cardiovasculares.
Para conferir todas as informações, acesse o site do Congresso.