Sociedade Brasileira de Cardiologia participará, pela 1° vez, do Conicq
14/09/2023, 11:15 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30
Compartilhar
Representada pela médica Jaqueline Scholz, SBC terá fala a respeito do combate ao tabagismo e cigarros eletrônicos
A SBC participará, no próximo dia 27 de setembro, em Brasília, da reunião aberta do Conicq (Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco) - COP10 e MOP3.
O encontro é realizado pelo Ministério da Saúde e terá como objetivo ouvir especialistas que possam contribuir, de suas respectivas áreas, para a construção de políticas públicas da Organização Mundial da Saúde a respeito do combate ao tabagismo no Brasil e no mundo.
É a primeira vez que a Sociedade Brasileira de Cardiologia é convidada a contribuir para a discussão. Desse modo, neste ano, a cardiologista e pesquisadora Jaqueline Scholz, importante porta-voz sobre o tema no país, apresentará a convite do Departamento de Qualidade Assistencial da SBC, dados e perspectivas a respeito do tema.
“A participação da Cardiologia é fundamental e pretendemos mostrar dados que demonstram que a dependência do cigarro eletrônico e a dependência à nicotina são muito mais intensas e muito mais precoces do que se imagina”, explica a pesquisadora.
Também sobre o cigarro eletrônico, amplamente consumido por jovens em todo o país, Jaqueline diz que “os danos que pode provocar na saúde em função da frequência altíssima de consumo de nicotina através desses dispositivos - e não só de nicotina, mas metal pesado e outras partículas e substâncias - já são bem conhecidos, tanto cardiovasculares como pulmonares, o que vem aumentando o risco de infarto e AVC. Então, o Brasil não precisa de mais problema – ao liberar a comercialização destes dispositivos – mas, precisa de mais saúde”, completa Scholz.
As reuniões do Conicq serão abertas ao público. Para saber mais, basta acessar ao site.