SOCERGS alerta para riscos cardíacos do uso de Esteroides Anabolizantes em Carta de Porto Alegre
SOCERGS alerta para riscos cardíacos do uso de Esteroides Anabolizantes em Carta de Porto Alegre

01/10/2024, 09:03 • Atualizado em 01/10/2024, 09:03

Compartilhar

Esta semana, a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) assinou, junto a outras 15 entidades, a Carta de Porto Alegre, um documento que alerta sobre o grave problema de saúde pública causado pelo uso de esteroides anabolizantes e similares para fins estéticos e de performance. Essas substâncias podem levar à hipertensão arterial, dislipidemia, arritmias cardíacas e danos estruturais ao coração. O uso prolongado e inadequado pode resultar em complicações severas, como infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca, aumentando a mortalidade cardiovascular.

O documento é resultado de um encontro organizado pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Famed/Ufrgs), Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). No fórum, intitulado ‘Esteroides Anabolizantes: Um Problema de Saúde Pública’, especialistas debateram o uso indiscriminado dessas substâncias.

As 16 entidades signatárias incluem o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS), a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (AP-RS), a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB/RS), o Comitê de Endocrinologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Famed/UFRGS) e a Santa Casa de Porto Alegre.

A carta enfatiza a necessidade de regulamentação e fiscalização rigorosa do comércio e uso de esteroides anabolizantes, pedindo que as autoridades intensifiquem a vigilância sobre a venda ilegal desses produtos.

Comentários

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta