SBC realiza campanha de prevenção e combate à hipertensão no Metrô de São Paulo
26/04/2023, 11:23 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30
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Ação é uma das medidas da SBC para a conscientização da hipertensão, problema que atinge milhões de brasileiros
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) realizou ontem (26/4), no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, uma ação no metrô de São Paulo com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos desta doença crônica, suas causas e medidas preventivas. Ainda, através do auxílio de profissionais, foram realizadas 360 medições de pressão arterial em pessoas que passaram pelo local. A campanha aconteceu das 10 às 15 horas, na estação Sé do metrô.
De acordo com um relatório publicado no último ano pelo Ministério da Saúde, houve um aumento de 3,7% no número de adultos hipertensos no Brasil, no período que corresponde entre 2006 e 2021. Segundo apontou o órgão, a quantidade saltou de 22,6% em 2006 para 26,3% em 2021. Um aumento considerado importante, tendo em vista que a meta é reduzir os problemas cardiovasculares no país.
De acordo com o estudo Estatística Cardiovascular – 2021, publicado na ABC Cardiol, período científico da SBC, a hipertensão, juntamente com o diabetes, a obesidade e o tabagismo, está entre os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Ainda, conforme apresentado pelo estudo ELSA-Brasil, o qual avaliou 7.063 pacientes, a hipertensão também está relacionada à declínios de memória e problemas cognitivos.
A SBC realizará outras iniciativas como essa durante todo o ano.