SBC-PE e PROCAPE levam pacientes para visita ao museu em iniciativa de bem-estar e integração social
01/10/2024, 09:28 • Atualizado em 01/10/2024, 10:24
Compartilhar
No início de agosto, a Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Pernambuco (SBC-PE), em parceria com o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (PROCAPE), realizou uma ação idealizada pelo professor Luiz Tavares que buscou trazer leveza e humanização ao atendimento de pacientes cardiopatas. O grupo, ligado ao hospital-escola da Universidade de Pernambuco, foi convidado a visitar o museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife, promovendo uma experiência cultural fora do ambiente hospitalar.
A ação contou com a presença de Anderson Armstrong, presidente da SBC-PE, do cardiologista do PROCAPE e diretor do Departamento de Aterosclerose da SBC-PE, Sérgio Montenegro, e da vice-diretora do PROCAPE, irmã Lucimar. De acordo com Sérgio Montenegro, a iniciativa oferece uma abordagem complementar ao tratamento médico tradicional. "Acreditamos que essa ação colabora com o tratamento, é mais uma forma de cuidar das doenças do coração, aliada às condutas que já praticamos dentro do hospital. No processo de humanização e acolhimento, é essencial proporcionar momentos em que os pacientes, muitos deles enfrentando condições graves, possam se relacionar com o ambiente e entre si, fora do hospital", destacou.
Para o presidente da SBC-PE, Anderson Armstrong, a ação pioneira pode servir de modelo para outras instituições. "Um dos nossos objetivos com esse projeto é inspirar que ele seja replicado em outros serviços de saúde no estado", afirmou.
A iniciativa reforça o compromisso da SBC-PE e do PROCAPE em humanizar o atendimento médico, promovendo a saúde física e emocional dos pacientes por meio de atividades que estimulam o convívio social e o bem-estar.