SBC e Conasems retomam Projeto Cuidando do Coração
29/03/2022, 16:17 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30
Compartilhar
Pelo terceiro ano consecutivo, a série de webinares gratuitos terá foco na capacitação de equipes de saúde dedicadas à atenção primária. Primeiro evento do ano ocorre no dia 6 de abril, em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física
Sucesso de audiência nos dois últimos anos, com mais de 16 mil visualizações, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) retomam no mês de abril o Projeto Cuidando do Coração, série de webinares para promover, conjuntamente, a educação de equipes de saúde dedicadas à atenção primária de municípios brasileiros nos temas relativos à prevenção das doenças cardiovasculares.
Os encontros serão mensais, sempre às quartas-feiras, às 15h, com transmissão, ao vivo e gratuita, pelo canal do YouTube do Conasems e a participação de profissionais especialistas sobre os temas estruturados e produzidos pela SBC, com validação prévia da grade de conteúdo pelo Conasems. Haverá a possibilidade de debate online com os participantes e acesso posterior ao material veiculado.
O primeiro encontro dessa nova leva de webinares será no próximo dia 6 de abril, data em que se celebra o Dia Mundial da Atividade Física. O tema discutido será “Atividade física na atenção primária: como avaliar e orientar o paciente que está iniciando?”. O palestrante à frente do conteúdo será o Dr. Tales de Carvalho, diretor da Clínica de Prevenção e Reabilitação CARDIOSPORT (Florianópolis/SC); professor Titular da Universidade do Estado de SC (UDESC); doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (Área de Patologia), e ex-Presidente da SBMEE e SBC/DERC.
A parceria entre SBC e Conasems para a série de atividades online iniciou em março de 2020, visando capacitar e qualificar os profissionais de saúde por meio de abordagem multiprofissional e utilização de plataforma digital. A motivação para a realização da iniciativa deve-se à prevalência e gravidade das doenças cardiovasculares, que são responsáveis por 30% das mortes todos os anos no Brasil.
“Discutir os problemas de saúde pública, promovendo a interação entre as Secretarias Municipais de Saúde do país e o Sistema Único de Saúde (SUS) e difundindo o conhecimento científico com integridade, ética e inovação, sempre foi o compromisso da entidade, que acredita que investir na atenção primária é essencial para a prevenção de doenças”, fala o vice-presidente do Departamento de Aterosclerose da SBC, José Francisco Kerr Saraiva, que está a frente da iniciativa.
Anteriormente diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade, Saraiva foi convidado pela Comissão de Prevenção em Saúde, do Comitê de Pesquisa e Inovação da SBC, para continuar liderando a ação. A atual Comissão de Prevenção em Saúde é formada pelos cardiologistas Sérgio Montenegro, Celso Amodeo e Gilson Feitosa Filho.
O Projeto Cuidando do Coração tem abrangência nacional e visa levar os temas mais importantes sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) aos profissionais de 45 mil equipes de saúde da família, de 40 mil unidades básicas de saúde (UBS), distribuídas pelos 5.570 municípios brasileiros.
“Este trabalho é muito importante, pois levar informação e conhecimento a quem está à frente do cuidado da saúde da população brasileira é a forma que temos de prevenir as doenças do aparelho circulatório e cuidar dos que já possuem comorbidades crônicas. É investindo na linha de cuidado que vamos diminuir o número de pacientes nos hospitais, onde é despendida grande parte dos recursos públicos”, fala o presidente do Conasems, Wilames Freire Bezerra.
SBC e Conasems divulgarão nas próximas semanas o calendário completo de eventos do Projeto Cuidando do Coração para 2022.
Programe-se
Projeto Cuidando do Coração
Próximo webinar: “Atividade física na atenção primária: como avaliar e orientar o paciente que está iniciando?”
Palestrante: Dr. Tales de Carvalho, diretor da Clínica de Prevenção e Reabilitação CARDIOSPORT (Florianópolis/SC); professor Titular da Universidade do Estado de SC (UDESC); doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (Área de Patologia), e ex-Presidente da SBMEE e SBC/DERC.
Quando: 6 de abril
Hora: 15h
Ondeong>: ao vivo no canal do YouTube do Conasems