SBC declara apoio ao Exame Nacional de Proficiência em Medicina
31/07/2025, 17:28 • Atualizado em 30/07/2025, 20:29
Compartilhar
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) manifesta apoio integral ao Projeto de Lei nº 785/2024, que propõe a criação do Exame Nacional de Proficiência em Medicina como requisito para o exercício profissional no Brasil. A iniciativa também conta com a adesão de diversas outras entidades médicas nacionais, unidas pelo compromisso com a qualidade da assistência à saúde no país.
A proposta tem como objetivo assegurar que todos os profissionais estejam devidamente preparados para atuar na Medicina, elevando os padrões da formação médica e oferecendo mais segurança para a população brasileira. O modelo é semelhante ao adotado por países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália, e segue o exemplo de outras categorias profissionais no Brasil, como o exame da OAB para advogados.
A SBC ressalta que o exame não tem caráter punitivo, mas educativo e regulador, promovendo a valorização do ensino médico e a adoção de critérios técnicos e transparentes para a entrada no exercício da profissão. Trata-se de uma medida que busca fortalecer o sistema de saúde e proteger os pacientes, especialmente em um cenário de crescimento no número de escolas médicas e na diversidade da qualidade do ensino oferecido.
A carta oficial da SBC com a posição da entidade sobre o tema está disponível no site.