SBC convida líderes da indústria farmacêutica para discutir avanços nos cuidados cardiológicos
05/12/2023, 14:57 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30
Compartilhar
A Sociedade Brasileira de Cardiologia promoveu no dia 27 de novembro, em São Paulo, um encontro com os principais expoentes da indústria farmacêutica. O evento, denominado “Líderes do Coração”, teve como objetivo integrar stakeholders da saúde cardiovascular e estimular a discussão de uma pauta estruturante para o setor.
A iniciativa destaca a liderança e o protagonismo da SBC em saúde cardiovascular no país, demonstrando uma nova face da organização, atuando na criação e na defesa de políticas públicas, além das atividades de pesquisa, educação e conscientização.
A celebração começou com uma breve apresentação sobre a Sociedade e suas realizações no ano de 2023, feita pela presidente do Conselho Administrativo, Andréa Araujo Brandão. “A Sociedade apresentou uma nova possibilidade de estabelecer parcerias, não apenas no formato tradicional de educação médica e divulgação científica, mas também na busca de uma colaboração mais estratégica. Ampliar o acesso dos pacientes a tratamentos mais modernos e eficazes para as doenças cardiovasculares, incentivar a pesquisa científica no Brasil nessa área e estabelecer prioridades para a sociedade brasileira e o governo em relação à doença cardiovascular”, afirmou Andréa.
Na sequência, o superintendente Luiz Felipe Costamilan reforçou a importância da entidade na construção de um novo panorama no cuidado cardiológico nacional, convidando os representantes da indústria a integrarem esse movimento em prol da saúde.
No encontro, que contou com a significativa presença dos parceiros da Sociedade Brasileira de Cardiologia, ressaltou-se a importância de coordenar efetivamente essas questões. As doenças arteriais coronarianas representam a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 30% do total de óbitos registrados (Cardiovascular Statistics). Além dos cuidados com a prevenção, é fundamental avançar nos tratamentos e garantir seu amplo alcance para reverter esse quadro.