SBC conquista a ISO 9001
22/12/2022, 09:52 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30
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Entidade entra para um seleto grupo de Sociedades Médicas ao redor do mundo que possuem a certificação
Os resultados do esforço contínuo e estruturado de profissionalização e máxima qualidade em gestão na Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), proporcionaram à entidade o ingresso a um seleto grupo de Sociedades Médicas ao redor do mundo a obter um certificado ISO 9001.
O certificado de obtenção do selo ISO 9001 ocorreu em 16 de dezembro, após dois anos de intenso trabalho que se dividiu em 3 etapas para o atendimento de todos os pré-requisitos necessários.
Ao longo deste período, todos os processos em todos os setores da SBC passaram por melhorias e a operar em um sistema de gestão de qualidade que parte de um ciclo denominado PDCA (Plan Do Check Act), que em português seria "planeje, faça, verifique e aja". Para atingir os objetivos, foram mapeados todos os processos internos e externos que envolvem associados, parceiros e demais stakeholders, públicos que foram priorizados.
“A ISO 9001 é uma conquista muito importante para a SBC, pois reconhece a qualidade dos nossos processos, da nossa gestão. Estamos muito orgulhosos. Quando funcionamos de forma eficiente e qualificada, podemos entregar mais e melhores produtos para o nosso associado cardiologista e por consequência, haverá impacto positivo no cumprimento da nossa missão de atuar pela excelência da saúde cardiovascular no nosso país. Parabéns ao nosso Superintendente, Luiz Felipe Costamilan, e a todos os colaboradores da SBC que atuaram de forma incansável para o alcance desse objetivo”, destaca Andréa Brandão, que a partir de janeiro assume a presidência do Conselho Administrativo da SBC.
A participação de todos os atores envolvidos na dinâmica da rotina da entidade foi, é e será sempre fundamental, tendo em vista que os processos de melhoria são contínuos e constantemente revisados e registrados em um sistema de sharepoint - "Biblioteca da Qualidade ", em que ficam armazenados toda a evolução processual da gestão em que o passado e o presente se tornarão verdadeiros legados para a SBC do futuro.
"Buscamos uma melhoria de eficiência no funcionamento da organização como um todo, com base em uma metodologia consagrada de melhoria contínua de aprimoramento em qualidade organizacional. Desde o início deste processo de certificação, já temos contabilizado ganhos de eficiência e de satisfação do nosso associado. Outro aspecto muito positivo é que construímos um modelo de preservação do conhecimento acumulado no passado, o que era um problema frequente na SBC no modelo de governança anterior", afirma o superintendente da SBC, Luiz Felipe Costamilan.
Respeito ao associado
Ainda que a obtenção da certificação ISO 9001 por sociedades médicas não seja propriamente algo comum, o esforço para obtê-la inclui colaboradores e parceiros em um ambiente permeado por metas que acaba refletindo na qualidade e na eficiência, ampliando o valor agregado de entrega aos associados e demais stakeholders, assim como reconhecendo o esforço dos profissionais da SBC.
"Por trás do selo ISO existe uma das mais consagradas certificadoras internacionais e nosso propósito é reconhecer e respeitar a contribuição de cada sócio ou aluno, entregando o melhor serviço possível. Não temos nenhuma pretensão de sermos perfeitos, e que sempre haverá melhorias a serem feitas e ineficiências a serem erradicadas. Entretanto, temos a ambição de estar sempre melhores do que estivemos antes. A busca por essa certificação transparece nossos objetivos para todos que se relacionam com a instituição", ressalta o executivo.
Engajamento
Toda equipe da SBC esteve ao longo destes 2 anos muito engajada na construção destes processos de melhoria que fundamentam a implementação da certificação ISO 9001.
Além de uma forte mudança na cultura organizacional, estabelecendo novos modelos de trabalho e posicionamentos pautados na máxima transparência entre todo time, incluindo lideranças, gestores e back office, o processo da ISO trouxe ainda outro grande ganho: a produção e inclusão de quase duas centenas de procedimentos e documentos formais escritos sobre a SBC e publicados na “Biblioteca da Qualidade”.
"Investimos em uma forte reestruturação e treinamento do quadro de colaboradores da SBC, liderados pelo superintendente Luiz Felipe Costamilan, o que já tem trazido ótimos resultados ”, pontua João Fernando Monteiro Ferreira, atual presidente do Conselho Administrativo da SBC.
"Em nome da SBC, expresso o sentimento de imensa gratidão pelo trabalho de nossa equipe. Reforço meu orgulho pelo que fizeram e como se empenharam nesse processo tão importante para nós", complementa Costamilan.
Retorno para a sociedade
A melhoria contínua nos processos de gestão e qualidade da SBC impacta positivamente na missão da entidade junto à Sociedade Brasileira que é atuar com excelência na melhoria da saúde cardiovascular da população. "A SBC dá mais um importante passo, ficando cada vez mais efetiva, eficiente, capaz de medir com mais eficácia seus resultado e sua entrega de valor. E certamente isso reverte para nossa missão que está diretamente ligada à saúde da população", finaliza.