SBC concede título de associado honorário a Fausto Pinto, presidente da WHF
03/11/2020, 15:36 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30
Compartilhar
Reconhecido por seu trabalho em prol da cardiologia e parceria com a entidade e universidades no Brasil, ele vai participar do 75º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que será realizado entre 20 e 22 de novembro
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em sua última Assembleia Geral de Associados Delegados (AGAD), realizada em 30 de outubro passado, aprovou, com louvor, por unanimidade de votos, a outorga de título de associado honorário ao professor dr. Fausto Pinto, presidente da World Heart Federation (WHF).
A proposta do título foi encaminha pelo presidente da SBC, Marcelo Queiroga, que destacou o reconhecido trabalho de Fausto Pinto em prol da cardiologia praticada nos países de língua portuguesa, inclusive pelo Brasil, na comunidade europeia, e sua parceria com a SBC na divulgação das pesquisas e diretrizes naquele continente. “A entidade é muito criteriosa quanto a concessão deste título, tanto que o último foi concedido em 1992. Nesse período, surgiu a liderança do professor dr. Fausto Pinto, que reúne qualificação invejável e uma inserção associativa brilhante na Europa, sendo um dos principais nomes da cardiologia mundial, e que vem atuado fortemente pela qualificação e difusão do conhecimento cardiológico produzido em nosso país”, destacou Queiroga.
Ex-presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), Fausto Pinto licenciou-se da Escola de Medicina da Universidade de Lisboa, em 1984. Concluiu o estágio de cardiologia no Hospital de Santa Maria e foi bolsista da Stanford University Scholl of Medicine. Trabalhou como clínico no laboratório de ecocardiografia e foi bolsista em cardiologia intervencionista na mesma instituição.
Entre as suas funções principais atuais estão de professor catedrático de medicina/cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde também é reitor, e professor titular de cardiologia do Hospital de Santa Maria; coordenador nacional do Conselho das Escolas de Medicina; presidente da Comissão Executiva do Centro Acadêmico de Medicina de Lisboa; chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Universitário de Santa Maria; e também diretor do Instituto Cardiovascular de Lisboa.
A forte atuação de Fausto Pinto junto às universidades brasileiras também foi destacada na AGAD. Queiroga comentou que a parceria proporcionada pelo professor entre a Universidade de Lisboa e instituições de ensino brasileiras, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de São Paulo (USP), tem possibilitado que os alunos formados nessas faculdades possam ter uma dupla titulação, podendo obter o diploma de médico também em Portugal, além de convênio para a área de residência médica, o que vem facilitando o intercâmbio e o aprimoramento dos profissionais de medicina. “O professo dr. Fausto tem sido um embaixador do Brasil na Europa e suas atividades acadêmicas têm ajudado muito o país a se desenvolver e, de forma especial, a cardiologia”, ressaltou.
Fausto Pinto será um dos palestrantes internacionais do 75º Congresso Brasileiro de Cardiologia, digital e gratuito, promovido pela SBC entre os dias 20 e 22 de novembro. Para mais informações e inscrições acesse: https://www.sbc2020.com.br/.