Regionais
12/04/2023, 15:49 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30
Compartilhar
SBC/SP
SOCESP promove campanhas temáticas em março e abril
A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo realizou, no mês de março, uma campanha pela passagem do Dia Mundial do Sono (17 de março) que contemplou postagens em suas mídias sociais (Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn) sobre o tema, publicações no site da entidade e exibição de entrevistas no canal do YouTube.
No ano passado, a American Heart Association incluiu o sono em um ranking agora denominado Life's Essential 8, com os oito itens essenciais para uma vida plena: alimentação de qualidade; atividade física; não fumar; controle de peso; controle do colesterol; gerenciar o açúcar no sangue; controle da pressão arterial e o recém adicionado sono saudável.
A SOCESP divulgou pesquisa que constatou o desconhecimento da população sobre a relação entre os distúrbios do sono e as doenças cardiovasculares. Apenas 21% dos entrevistados responderam que essas anomalias durante a noite são um fator grave para questões cardiovasculares. Quase metade dos entrevistados (46,5%) afirmaram que dormem apenas de cinco a seis horas por dia e 9,5% declararam dormir quatro horas ou menos, enquanto 44%relataram passar mais de setes horas por dia em descanso.
Já em abril, as ações da SOCESP foram pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26 de abril). A mesma pesquisa foi divulgada, agora com os dados sobre a HA, e revelou que 53% dos entrevistados não sabiam identificar “os números” da pressão arterial elevada. Entre os que erraram, 34,1% disseram a partir de “16 por 9” e 18,9% a partir de “15 por 9”. A pesquisa foi realizada com 2.236 pessoas nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Osasco, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Vale do Paraíba e na capital.
Para contribuir com a conscientização, posts foram publicados sobre o consumo adequado de sal, incluindo dicas do Departamento de Nutrição da SOCESP, entre outras ações. As mensagens orientavam como substituir o sal por ervas aromáticas e outras opções naturais para não perder o sabor da comida e ainda mantê-la saudável. A adoção de dietas como a DASH e a Mediterrânea, ambas ricas em frutas, hortaliças e cereais integrais também estavam entre as orientações dos nutricionistas.
Oito especialidades vinculadas à cardiologia terão programação própria durante o 43º Congresso da SOCESP
Como entidade multiprofissional, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo mantém departamentos de especialidades que interagem com a cardiologia. São áreas que contribuem para que a prevenção e os tratamentos cardiovasculares sejam bem-sucedidos. E cada um deles terá forte presença no Congresso da SOCESP, em 8, 9 e 10 de junho no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Os temas já estão definidos.
O Departamento de Educação Física promoverá um simpósio sobre a importância da reabilitação física para portadores de diferentes tipos de cardiopatias, incluindo aqueles que fazem uso de dispositivos implantáveis. Já o Departamento de Enfermagem oferecerá aulas para conhecimento sobre a evolução de protocolos de atendimento das paradas cardiorrespiratórias, além de discutir as implicações relacionadas à vacinação contra a COVID-19.
Entre as mesas redondas do Departamento de Farmacologia, destaque para “A abordagem da anemia e deficiência de ferro no paciente com Insuficiência Cardíaca” e “Cardio-Oncologia: o que o farmacêutico precisa saber?”.
O Departamento de Fisioterapia, por sua vez, fará conferências a respeito da reabilitação da DAOP e apresentará as possibilidades de atuação dos fisioterapeutas na prevenção de DCVs durante as atividades físicas. O Departamento de Nutrição discutirá o caso clínico - Hipercolesterolemia Familiar (HF). Os nutricionistas também terão os mitos e verdades da influência de micronutrientes na doença cardiovascular.
Diretores do Departamento de Odontologia realizaram uma revisão integrativa de 1.026 artigos científicos sobre extração dentária em indivíduos que tomam anticoagulantes. A conclusão – que deverá ser reforçada no congresso – foi a não necessidade de interrupção das medicações na ocorrência de procedimentos odontológicos. A abrangência de atividades do Departamento de Psicologia junto às questões do coração só se intensifica ano a ano. Durante o congresso, os profissionais desta área irão debater temas, como “Imagem corporal, distúrbios alimentares e cardiologia”.
Por fim, o Departamento de Serviço Social fará as mesas redondas “Atendimento intersetorial às mulheres em situação de violência” e “Atuação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social”, entre outras. Além de atividades do Grupo de Estudos de Cuidados Paliativos.
O evento multiprofissional é uma oportunidade para que aqueles que tratam dos portadores de doenças cardiovasculares possam estar juntos, discutindo e tendo novos insights de como melhorar a vida das pessoas”, diz a presidente do 43º Congresso, Fernanda Colombo. Mais informações: http://socesp2023.socesp.org.br/