Regionais
30/05/2023, 12:28 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30
Compartilhar
SBC/SP
Congresso da SOCESP terá área inteira dedicada às novas tecnologias e inteligência artificial
É sobre os expedientes da indústria 4.0 a favor da medicina que especialistas irão debater na arena Inovação e Tecnologia, durante a programação do 43º Congresso de Cardiologia da SOCESP, que acontece em junho, em São Paulo. “A inteligência artificial (IA) não substitui os profissionais, mas apoia as decisões médicas graças ao processamento de uma quantidade elevada de dados, algo impossível de ser realizado por humanos”, diz a presidente do Congresso, Fernanda Colombo. “Além disso, a cardiologia é uma das especialidades que mais se beneficia com o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de equipamentos diagnósticos e aparatos para otimizar intervenções invasivas.”
Na grade da arena, palestras como A área Cardiológica na Era do Cuidado Digital; Formação em Saúde Digital: onde estamos?; 5G na Saúde; Transformando o modelo de cuidado através do telemonitoramento assistido; Impressão 3D do coração - Futuro em construção e O Ecossistema das HealthTechs, entre outras.
Um dos temas de destaque da edição será a apresentação do cardiologista Roberto Botelho: O ChatGPT, a IA e seu impacto na cardiologia. Botelho é especialista em telemedicina e diretor do Instituto do Coração do Triângulo (Minas Gerais). Sua palestra irá esclarecer sobre a atuação do ChatGPT para o uso de cardiologistas. Lançada há pouco tempo (novembro de 2022), a plataforma já possui mais de 100 milhões de usuários.
Equipe técnica
A arena de inovação do congresso está sob a direção de um time que inclui o próprio coordenador do Projeto Inovação da SOCESP, o engenheiro Guilherme Rabello, que atua desde 2011 na área de saúde e é head de inovação do Instituto do Coração (InCor). A equipe também conta com o engenheiro José Luis Bruzadin, com sólida experiência em Desenvolvimento de Negócios de Tecnologia; Diandro Marinho Mota, diretor médico da healthtech brasileira Neomed e o responsável pela mentoria do time, Fábio Biscegli Jatene, professor titular de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Para o coordenador Rabello, os médicos vivem um momento de redescoberta. “Está se abrindo um horizonte de oportunidades, com mais modalidades de serviços. E o melhor: com pacientes querendo consumir as novidades”, diz.
Mais informações: http://socesp2023.socesp.org.br/