Primeiro documento brasileiro sobre strain miocárdico e sua técnica é publicado na ABC Cardiol
Primeiro documento brasileiro sobre strain miocárdico e sua técnica é publicado na ABC Cardiol

13/05/2024, 14:55 • Atualizado em 13/05/2024, 14:54

Compartilhar

 De forma inédita, Posicionamento do Departamento de Imagem Cardiovascular da SBC aborda o uso do strain miocárdico

Na mais recente publicação da ABC Cardiol, foi divulgado o “Posicionamento do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre o Uso do Strain Miocárdico na Rotina do Cardiologista – 2023”, um importante documento que apresenta informações sobre a aplicabilidade técnica do strain miocárdico. Este é o primeiro documento nacional a abordar o método, sendo um dos poucos posicionamentos nesta área no cenário internacional.

“O strain é um método quantitativo e, para que possamos valorizar os números, precisa ser obtido com a maior acurácia possível”, destaca Alex Felix, autor do artigo.

O documento traz uma avaliação detalhada das questões técnicas do método e aborda, de forma prática, suas principais aplicações clínicas na cardio-oncologia, na avaliação de timing cirúrgico de doenças valvares e seu papel na suspeita e diagnóstico precoce de Amiloidose Cardíaca.

“Algo recente, mas também de extrema importância, é o uso do strain do átrio esquerdo na avaliação de disfunção diastólica, especialmente em pacientes com ICFEp. Além disso, a publicação também discute novas técnicas derivadas do strain miocárdico pelo ECO, como o Myocardial Work e o Strain 3D”, acrescenta.

Ele destaca que as orientações do documento visam uniformizar conceitos e padrões para maior entendimento e aplicação entre profissionais da saúde, servindo como uma ferramenta auxiliar para benefício dos pacientes.

Vale ressaltar que o ecocardiograma com strain miocárdico ainda não foi incorporado no rol da ANS, agência nacional responsável por regular o mercado de planos de saúde no Brasil. Alex acredita que a publicação do Posicionamento pode ajudar o método a ser incluído pelas operadoras de saúde do país, uma tarefa que já vem sendo trabalhada pelo Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

“Acreditamos que este documento, reunindo as principais evidências científicas e reforçando suas importantes aplicações clínicas, sirva como um importante embasamento que auxilie na incorporação do método e na ampliação do benefício aos nossos pacientes”, afirma Felix.

Comentários

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta