Pós-Graduação em Cardio-Oncologia leva alunos aos melhores Centros de Tratamento do Rio de Janeiro
22/12/2023, 18:38 • Atualizado em 09/02/2024, 18:54
Compartilhar
Período das aulas:
Previsão de início em junho de 2024
Carga Horária:
446 horas
Certificação:
Certificado de especialização lato sensu em cardio-oncologia emitido pelo Instituto Nacional de Cardiologia
Vagas:
150
A Universidade do Coração, em parceria com o Instituto Nacional de Cardiologia - INC e Instituto Nacional do Câncer - INCA, finalizou a segunda turma do curso de Pós-Graduação em Cardio-Oncologia, com um programa dividido em duas fases, com foco nos fundamentos e na aplicação do conhecimento.
A Diretora do INC e coordenadora adjunta da pós-graduação, Aurora Issa, destaca a singularidade do curso na união entre entidades da cardiologia e da oncologia. "Profissionais de todo o Brasil atuam como docentes, trazendo suas amplas experiências em um país de vastas dimensões", afirma.
O encerramento das aulas, proporcionou aos alunos visitas a Centros de Tratamentos oncológicos como o INC, INCA e CHN, localizados no Rio de Janeiro, marcando um dos pontos altos do ano, segundo Issa. Em 2023, houve um aumento significativo no número de alunos participando dessas visitas eletivas. Diego Chamello, um dos pós-graduados, descreve a experiência como enriquecedora e fundamental para compreender a área, ressaltando a importância da imersão prática para as aulas.
Wolney Martins, coordenador geral da pós-graduação, destaca que o curso oferece uma formação abrangente, ultrapassando as 400 horas de estudo. Ele enfatiza a abordagem detalhada dos diversos aspectos da cardio-oncologia, resultando em uma formação completa. "Para a formação precisamos de uma dedicação muito maior”, destaca.
Viviane Campos, aluna da Universidade do Coração, já atua na área da cardiologia pediátrica e viu na pós-graduação uma oportunidade de aprimorar o tratamento de seus pacientes. Ela elogia as aulas, que abordaram diversos tipos de cânceres e ofereceram materiais bibliográficos atualizados, transmitindo conhecimento com segurança e compartilhando experiências profissionais.
Aurora projeta para o próximo ano a inclusão de novas descobertas apresentadas na cardio-oncologia mundial. A cooperação com outros países já é parte das atividades dos coordenadores e docentes da pós, e espera-se uma maior participação em 2024. Wolney celebra o sucesso do curso, ressaltando o aumento da taxa de aproveitamento após a implementação da tutoria. "Houve um crescimento do número de temas livres apresentados em todos os eventos da SBC, estaduais e departamentos. Conseguimos abranger alunos em praticamente todos os estados da federação. Assim, atingimos nosso objetivo das três instituições – SBC, INC e INCA – que é formar profissionais em cardio-oncologia para melhorar a qualidade assistencial", encerra.