O RN é o estado do Nordeste com menor mortalidade para o infarto do miocárdio
17/06/2024, 16:59 • Atualizado em 17/06/2024, 16:59
Compartilhar
O estado do Rio Grande do Norte era um dos líderes na região Nordeste, em termos de índice de mortalidade por infarto agudo do miocárdio (IAM) no final de 2021. Esses dados impulsionaram a Secretaria de Saúde do Estado, em conjunto com a Estadual da SBC, a promover um curso de capacitação teórico-prático para 1000 profissionais da Rede Pública de Saúde, incluindo médicos generalistas e enfermeiros, para atuarem no atendimento de pacientes em situações de emergências.
“O estado dispunha do medicamento necessário para o atendimento, mas, ainda assim, muitos pacientes vinham a óbito. Foi preciso entender o que estava acontecendo, e a conclusão a que chegamos é que muitos profissionais tinham medo de usar o trombolítico devido à falta de conhecimento. Então, elaboramos um curso teórico prático sobre Infarto do Miocárdio para capacitação desses profissionais”, sinalizou Antônio Amorim, um dos idealizadores do projeto, que na época era o Presidente da SBC-RN (2022-2023) e atualmente é diretor de Promoção de Saúde da seção estadual do RN.
Esses treinamentos ocorreram em cerca de 12 datas, na cidade de Natal e em municípios do interior, entre os anos de 2022 e 2023. Isso abriu espaço para que a SBC-RN fosse convidada a participar da construção da Linha de Cuidado do Infarto no Estado, possibilitando a elaboração de um protocolo de atendimento que assegura uma jornada de tratamento e acompanhamento do paciente infartado.
Na primeira semana de junho, na sede da Governadoria, foi realizada uma reunião com a presença da Governadora do Estado, Fátima Bezerra, do representante do Ministério da Saúde, Felipe Reque, e da Secretária de Saúde do Estado, Lyane Ramalho Cortez, além dos representantes do projeto Sprint, a enfermeira responsável pelo Projeto Linha do Infarto do Miocárdio - IAM, Walkiria Gomes da Nóbrega, o médico cardiologista, Rodrigo Bandeira e Carla Karini, atual Presidente da SBC-RN para anunciar os resultados positivos desse trabalho iniciado em abril de 2022.
“Atualmente, o Rio Grande do Norte tem a menor taxa de mortalidade de todos os estados do Nordeste e ocupa o quinto lugar no Brasil. É uma grande satisfação ver esse resultado. Certamente, nosso maior compromisso é continuar salvando vidas”, afirmou Karini.