Novo posicionamento sobre estratégias de adesão ao tratamento será publicado esse mês
31/10/2024, 15:16 • Atualizado em 31/10/2024, 15:15
Compartilhar
A SBC publicou um novo documento em preprint, apresentando uma revisão sistemática sobre a importância da adesão ao tratamento medicamentoso para o manejo das doenças cardiovasculares crônicas. Esse estudo aborda o impacto da adesão tanto nos desfechos clínicos quanto nos custos para a saúde, e servirá de base para um futuro posicionamento clínico sobre o tema.
A revisão foi feita sob quatro bases de dados: Medline, Embase, Lilacs e Cochrane nas quais incluíram, além das revisões sistemáticas, metanálises e estudos observacionais, que avaliaram estimativas de risco para baixa adesão aos medicamentos cardiovasculares.
A adesão ao tratamento medicamentoso é um desafio atual na saúde pública. Embora haja dificuldades inerentes à heterogeneidade dos métodos e desfechos avaliados, ainda assim, foi possível identificar pontos cruciais para guiar a prática clínica.
As evidências mostram que o aumento na adesão aos medicamentos reduz o risco de eventos cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC) e morte por todas as causas. Alguns estudos apontam que uma melhoria de 20% na adesão a medicamentos anti-hipertensivos e hipolipemiantes, por exemplo, foi correlacionada com reduções entre 7% até 18% de eventos adversos.
Apesar dos resultados promissores, são necessários mais estudos para esclarecer ainda mais essa relação e consolidar a importância da adesão para o melhor desfecho clínico dos pacientes. Entretanto, esses achados reforçam a necessidade de promover estratégias que incentivem a adesão entre os pacientes, otimizando o manejo das DCV.
Acompanhe as próximas edições da Revista ABC para conferir a publicação completa, prevista para este mês.