Nota de Pesar - Dr. Eduardo Argentino Sosa
21/06/2020, 13:56 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30
Compartilhar
É com profunda tristeza que a Sociedade Brasileira de Cardiologia comunica o falecimento do Dr. Eduardo Argentino Sosa, aos 78 anos de idade, ocorrido no dia 20 de junho de 2020.
Dr. Sosa foi pioneiro no campo das Arritmias Cardíacas no Brasil, tendo dado os primeiros passos já em 1969. Em 1979, foi criado o Grupo de Arritmias do InCor-SP (depois chamada Unidade Clínica de Arritmias do INCOR), do qual foi Chefe durante décadas.
Foi presidente do DAEC (Departamento de Arritmias e Estimulação Cardíaca, da SBC), atual Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, em 1993-94.
Participante ativo em Congressos Nacionais e Internacionais, onde se destacava por seu conhecimento e espírito crítico, foi autor de centenas de artigos científicos e capítulos de livros.
Ensinou arritmias a milhares de cardiologistas, e formou dezenas de eletrofisiologistas clínicos e invasivos, tanto brasileiros como latino-americanos, norte-americanos e europeus.
Junto com sua equipe no INCOR-SP, criou e desenvolveu a punção epicárdica percutânea para mapeamento de arritmias, técnica essa hoje usada internacionalmente, e que lhe rendeu reconhecimento e homenagens ao redor do mundo.
O mundo da Cardiologia fica mais triste com seu falecimento, mas o seu legado de seriedade, competência, conhecimento e defesa incondicional da verdade científica ficam. Dr. Sosa marcou época e foi uma dessas raras pessoas realmente mudaram o mundo à sua volta. Quando falecem, grandes homens deixam grandes exemplos. Dr. Sosa deixa um enorme exemplo!