NOTA DE PESAR
16/12/2020, 17:21 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30
Compartilhar
É com imenso pesar que a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) comunica o falecimento do Prof. Dr. Ivo Abrahão Nesralla.
“A vida de IVO ABRAHÃO NESRALLA confunde-se com a história da moderna cardiologia brasileira. Formado em Medicina pela UFRGS em 1963, começou uma carreira médica impressionante, com ativa participação associativa, ensino, pesquisa e assistência, sem descuidar de permanente zelo com a família, sendo pai e marido exemplar, com sua comunidade e com uma imensa legião de amigos.
Depois de sua formação médica, voltou ao Rio Grande do Sul e iniciou as atividades cirúrgicas no Instituto de Cardiologia, onde permaneceu como chefe e presidente da Fundação. Sua atuação foi impressionante: mais de 35.000 cirurgias realizadas, primeira cirurgia de revascularização miocárdica no Rio Grande Sul (1970), reintrodução dos transplantes cardíacos no Brasil (1984) e primeira cirurgia robótica no país (1999) são exemplos da sua capacidade laborativa e pioneirismo.
Não descuidou de sua formação profissional e acadêmica, alçando todas as titulações possíveis. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Presidiu inúmeros eventos regionais e nacionais e formou com sua instituição centenas de profissionais em várias áreas da cardiologia. Publicou livros, artigos científicos, compareceu a mais de 300 congressos e proferiu centenas de apresentações no Brasil e no exterior.
(Foto: Rogério Sarmento-Leite, Marcelo Queiroga e Ivo Nesralla)
Recebeu inúmeras comendas, entre as quais destacamos o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre, a Medalha Cidade de Porto Alegre e a Comenda da Ordem do Mérito Cultural das mãos do Presidente da República.
Não bastasse, ainda se destaca como homem ligado à cultura, presidindo a Bienal de Artes Visuais do Mercosul e a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Sul por oito anos.
Mas o que mais nos chamava a atenção era a sua fidalguia, capacidade de fazer amizades e seu espírito público. Ivo Nesralla foi o que podemos chamar de Um Homem de Bem, capaz de orgulhar, pelo seu exemplo de vida, sua família, seus amigos e sua gente.”
(Texto de Dr. José Wanderley Neto, Vice-presidente da SBC Gestão 2018-19, adaptado)
Em virtude desta trajetória, o Prof. Dr. Ivo Nesralla foi homenageado no painel “No Coração dos Trópicos”, obra recém-inaugurada na sede da entidade.
A SBC presta os mais sinceros sentimentos de solidariedade à família, aos amigos e também à comunidade médica do Rio Grande do Sul neste momento de profunda dor.