Mensagem do Conselho Administrativo
03/02/2023, 11:36 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30
Compartilhar
Fundada em 14 de agosto de 1943 por um grupo de médicos liderados por Dante Pazzanese, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) completa 80 anos em 2023. Nesse período, destacou-se como uma das sociedades médicas mais importantes do país e uma das maiores e mais representativas da América Latina.
Em tempo de celebração, é preciso comemorar à altura. Ao longo de 2023, organizamos uma série de ações que envolvem campanhas voltadas aos nossos associados, a imprensa, e também aos pacientes.
Como lembra Andréa Brandão, presidente do Conselho Administrativo da SBC, “Precisamos celebrar essa trajetória fantástica da SBC, construída por muitos, e que hoje é uma organização reconhecida como exemplo no associativismo médico e dedicação à ciência cardiovascular. Um orgulho para os cardiologistas e uma referência na medicina do Brasil."
Os trabalhos já foram iniciados logo na posse da gestão 2023 do nosso Conselho Administrativo, em 13 de janeiro. Lançamos um desafio para nossos associados, responsáveis pela definição da identidade que marca o aniversário.
Ampliando a participação dos associados, pudemos votar e escolher o selo e slogan comemorativos aos 80 anos da SBC. Entre três opções, a votação expressiva no site e nas redes sociais foi concluída e apresentamos, com orgulho, o vencedor:
Durante todo o ano, esse composite logo ficará disponível nos canais de comunicação da SBC e outras peças de divulgação institucional.
Permitir a expansão da SBC para além de nossas fronteiras é um dos objetivos da gestão. As ações de aniversário seguem esse curso. Queremos dialogar com todos os públicos que a instituição alcança: institucional, entidades governamentais, imprensa, população geral, médicos e outros profissionais da saúde (sejam eles associados ou não).
Completamos 80 anos com impulsos importantes em direção ao futuro. O modelo de gestão foi recentemente restruturado, ampliando nossa atuação em ações de advocacy. Isso é um compromisso: usar a ciência como ferramenta para defesa de causas relacionadas à saúde cardiovascular, fortalecendo e colaborando com ações em saúde pública.
Carlos Eduardo de Souza Miranda, vice-presidente do Conselho Administrativo da SBC, enxerga um futuro promissor. “Estou certo de que com a consolidação do modelo de governança e com a crescente profissionalização da SBC, 2023 será um ano de muitas conquistas para nossa sociedade e de incremento de benefícios aos nossos sócios”.
Ao longo de 2023, nosso calendário oficial incluirá atividades culturais, edições especiais do Jornal SBC e demais publicações, iniciativas específicas para associados, conteúdos inovadores por meio da hashtag #SBC80anos e novos produtos digitais com temáticas diversas.
Em setembro, organizaremos a 78ª edição do Congresso Brasileiro de Cardiologia, que traz, além de outras atrações, um espaço especial para os 80 anos da instituição e uma premiação de destaque.
O objetivo de todas essas iniciativas é enriquecer, cada vez mais, o conhecimento e a informação que dividimos com nossos públicos. Além disso, queremos valorizar quem fez - e faz - parte dessa história.