Manifesto pela Adesão ao Tratamento e a Prevenção Cardiovascular
27/03/2025, 08:55 • Atualizado em 27/03/2025, 09:08
Compartilhar
A saúde do coração é um dos pilares da qualidade de vida e longevidade. No Brasil, as doenças cardiovasculares seguem como a principal causa de morte, mas grande parte desses casos pode ser evitada ou controlada com ações simples e eficazes. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), membro da World Heart Federation (WHF), reafirma seu compromisso com a promoção da saúde cardiovascular e a conscientização da população sobre a importância da adesão ao tratamento.
A SBC orgulhosamente se une ao movimento mundial da WHF pelo Dia da Adesão, que será lançado em 27 de março. Este tema está no centro das iniciativas da SBC desde 2021, quando a pandemia intensificou o abandono do acompanhamento cardiovascular. Atualmente, essa causa também integra a Campanha Anual da SBC, Cada Coração Importa, que, ao longo do ano, reforça a importância da mudança de hábitos e do seguimento do tratamento para preservar a saúde do coração.
Seguir o tratamento prescrito vai muito além do uso adequado de medicamentos. Trata-se de um compromisso diário com hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, prática regular de atividade física, controle do estresse, abandono do cigarro e visitas periódicas ao médico. Aderir ao tratamento é essencial para garantir eficácia e proteção à saúde do paciente. Além disso, seguir as orientações médicas evita complicações, diminui o risco de hospitalizações e melhora a qualidade de vida.
Prevenir é um ato de cuidado e responsabilidade. Por isso, antes de interromper qualquer tratamento, converse com seu médico. Somente ele poderá orientar sobre a melhor conduta e esclarecer todas as dúvidas. Cuidar do coração é cuidar da vida. Faça parte dessa jornada.
Dr Paulo Caramori
Presidente do Conselho Administrativo
Sociedade Brasileira de Cardiologia