II Simpósio do Departamento de Cardiologia da Mulher debate saúde cardiovascular feminina
17/03/2025, 15:11 • Atualizado em 17/03/2025, 15:10
Compartilhar
No Dia Internacional da Mulher, a Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Ceará (SBC-CE) promoveu, no Hotel Vila Galé, em Fortaleza, o II Simpósio do Departamento de Cardiologia da Mulher. O evento reuniu especialistas para ampliar o conhecimento e a conscientização sobre os fatores de risco, a importância do diagnóstico precoce e as melhores abordagens terapêuticas nas doenças cardiovasculares femininas — principal causa de morte entre mulheres no Brasil.
Entre as apresentações, um dos destaques foi a palestra do cardiologista Carlos Japhet, que abordou as particularidades da dor torácica em mulheres no contexto da emergência, destacando as diferenças em relação aos homens no reconhecimento e manejo desse sintoma. Com uma programação diversificada, o simpósio reforçou a necessidade de ações educativas e protocolos específicos que contribuam para a redução da mortalidade cardiovascular feminina.
A iniciativa reforça a importância do cuidado com a saúde do coração da mulher, alertando para a necessidade de atenção aos sinais do corpo e à busca por acompanhamento médico regular. Fatores como estresse, sedentarismo, tabagismo e alterações hormonais podem aumentar os riscos cardiovasculares femininos, tornando fundamental a adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames preventivos.