Identidade epidemiológica da doença cardiovascular será um de nossos focos, diz Ricardo Pavanello
14/02/2023, 15:08 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30
Compartilhar
Coordenador do Comitê de Pesquisa e Inovação afirmou também que o uso e aprimoramento do Big Data serão muito importantes
A obtenção de dados para compreensão do perfil epidemiológico das doenças cardiovasculares no Brasil está no radar do Comitê de Pesquisa e Inovação, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, coordenado pelo cardiologista Ricardo Pavanello. De acordo com Pavanello, “estas informações bem avaliadas e estatisticamente analisadas servirão de ferramenta importante para ações não só da SBC, mas de outros players ligados à saúde em nosso país”, destaca.
Em relação à Inovação, outra frente representada por este comitê, o médico considera que a tecnologia relacionada ao compartilhamento de dados, o chamado Big Data, também será importante para construir ações dentro e fora da SBC. “A partir de um universo de variáveis, o compartilhamento de dados permitirá executar ações que possam melhorar a prática clínica e cardiológica no Brasil”, ressalta Pavanello.
Este trabalho não se limitará ao nosso país, tendo em vista que existe constante interesse em, cada vez mais, compartilhar conhecimento científico com outras sociedades em diversas partes do mundo.
“Nosso objetivo é conseguir reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares, infarto e AVC”, enfatiza Pavanello.
Em relação ao 78° Congresso Brasileiro de Cardiologia, que neste ano acontecerá na cidade de Porto Alegre, no Sul do país, o coordenador diz que o estímulo à Inovação será fundamental. “Para o Congresso, nós pretendemos ampliar de forma efetiva a Área de Inovação”, completa.
Composição do Comitê de Pesquisa e Inovação
O Comitê de Pesquisa e Inovação deste ano será composto por Ricardo Pavanello (coordenador), José Augusto Soares Barreto Filho e Aurora Felice Castro Issa.