Hipertensão e as novidades no assunto
Hipertensão e as novidades no assunto

01/10/2024, 09:05 • Atualizado em 30/09/2024, 16:17

Compartilhar

No Congresso Brasileiro de Cardiologia, especialistas se reuniram para discutir as principais novidades nas Diretrizes de hipertensão, trazendo atualizações tanto do cenário europeu quanto brasileiro. A sessão abordou as mudanças introduzidas na Diretriz Europeia de Hipertensão 2023, as novas recomendações para medições de pressão arterial no Brasil e as expectativas para a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, prevista para 2025.

Fernando Nobre apresentou as 10 principais novidades da Diretriz Europeia de 2023, como a adoção de novas tecnologias para monitoramento contínuo da pressão arterial e tratamentos mais personalizados, visando melhorar o controle da hipertensão, que permanece um dos maiores desafios para a saúde cardiovascular global. 

Audes Diogenes de Magalhães Feitosa discutiu as recentes recomendações da Diretriz Brasileira de Medidas da Pressão Arterial Dentro e Fora do Consultório 2023, enfatizando a importância de medições mais precisas e consistentes, tanto em ambientes clínicos quanto no monitoramento domiciliar, para aprimorar o diagnóstico e o tratamento no Brasil.

Andrea Araujo Brandão, coordenadora da Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, apresentou uma visão abrangente das novidades previstas para a próxima atualização. O documento será menor, com 12 capítulos elaborados por especialistas, visando uma leitura e implementação mais simples. Um dos principais objetivos será adaptar as recomendações à realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), equilibrando a alta tecnologia e custo-efetividade. Brandão também destacou a inclusão de um capítulo dedicado às melhores práticas no SUS, com orientações tanto especialistas quanto profissionais da atenção básica. 

Além disso, haverá um enfoque especial em subgrupos de pacientes, como idosos, crianças e pessoas com comorbidades, garantindo tratamentos mais personalizados. A nova diretriz adotará uma metodologia baseada em evidências científicas robustas, utilizando um modelo híbrido, combinando o sistema PICO e GRADE para classificar as recomendações.

Comentários

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta