Grupo de Estudos de Cardiologia da Mulher da Sociedade Brasileira de Cardiologia Regional Paraíba (GECM-SBC/PB)
14/10/2024, 15:46 • Atualizado em 14/10/2024, 15:46
Compartilhar
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morbimortalidade entre as mulheres em todo o mundo. Contudo, há uma lacuna significativa no entendimento e tratamento das suas particularidades cardiológicas.
Diante dessa realidade, o Departamento de Cardiologia da Mulher (DCM), em parceria com a Sociedade Paraibana de Cardiologia, criou recentemente um Grupo de Estudos de Cardiologia da Mulher da Sociedade Brasileira de Cardiologia Regional Paraíba (GECM-SBC/PB). A iniciativa está sob a gestão de Fátima Elizabeth Fonseca de Oliveira Negri (Presidente), Imara Correia de Queiroz Barbosa (Científica) e Ana Cláudia Andrade Lucena (Administrativa), e busca promover o conhecimento e a discussão sobre a saúde cardiovascular feminina
O grupo terá como objetivo enfrentar os desafios específicos da saúde cardiovascular feminina, promovendo pesquisa e educação continuada focadas nessa área e também atuar na difusão e debates das diretrizes clínicas específicas para prevenção, diagnóstico e tratamento, além da criação de uma rede colaborativa entre cardiologistas e visando a promoção de políticas públicas que melhorem o cuidado cardiológico voltado às mulheres.