Fórum Departamentos e Estaduais
01/10/2024, 09:29 • Atualizado em 30/09/2024, 16:23
Compartilhar
No dia 19 de setembro aconteceu o Fórum das Estaduais e Departamentos da SBC. O objetivo desse encontro foi retomar o alinhamento estratégico visando o crescimento e inovação, o fortalecimento da governança, o engajamento científico e valorização do associado, assim como a sustentabilidade financeira. As reuniões são estratégicas e apresentam um balanço das atividades realizadas durante o ano e abordar os tópicos que irão nortear as ações futuras.
Durante as atividades, além das apresentações institucionais e prestação de contas, os representantes puderam debater ideias e traçar perspectivas estratégicas para melhorar a fluidez das ações e entregas visando acima de tudo o associado, que é o consumidor mais importante de todas as atividades da SBC.
Com ações adequadas, todos ganham, especialmente o sócio que tem cada vez mais acesso a um conteúdo de qualidade, atividades mais robustas e mais orquestradas na promoção de conteúdo científico, promoção da cardiologia e avanços importantes no cenário de políticas públicas visando a melhor jornada para o paciente.
As Estaduais, apresentaram os cases de sucessos aplicados em suas regiões visando a redução da mortalidade cardiovascular e ações que contribuíram para a capacitação dos profissionais. São muitas iniciativas interessantes que podem ser replicadas em diversos estados como o “Projeto Infarto” instituído pela Estadual de São Paulo desde 2010 junto À hospitais públicos da cidade cujo objetivo é reduzir a taxa de mortalidade por IAM durante os primeiros atendimentos nos setores de emergência e o Programa de Residência em Cardiologia baseada em evidências implementado pela Estadual de Minas Gerais iniciado em 2021 e que visa a preparação teórica dos residentes e especializandos em cardiologia do Estado de Minas Gerais. Essas são algumas das iniciativas apresentadas, mas há muitas outras que estão acontecendo em diversas regiões dentro do mesmo objetivo “redução de mortes por doenças cardiovasculares”.
Os Departamentos também passam igualmente por processos de transformação e unificação de ações, especialmente na área de relações governamentais, contribuindo com suas expertises para o melhoramento das ações de políticas públicas.