Fórum de Comunicação das Estaduais
31/05/2024, 13:31 • Atualizado em 31/05/2024, 13:31
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Estabelecer um fluxo de comunicação integrado e assertivo é um grande desafio dentro das organizações, e isso não é diferente na SBC. Nos últimos anos, a comunicação tem desenvolvido um papel importante no planejamento estratégico da Sociedade, sendo fundamental que suas Estaduais estejam integradas nesse processo.
A reunião realizada no dia 23 de maio, em um encontro online, reuniu os diretores do Comitê de Comunicação da SBC, coordenado pelo Dr Carlos Miranda e os Drs. Fábio Argenta e Antônio Amorim e os representantes da área de suas Estaduais para debater estratégias visando o alinhamento e integração de ações de Comunicação e Marketing, promovendo o engajamento e ampliação da voz da SBC.
“Essa troca de experiências é fundamental para que possamos identificar as necessidades das Estaduais, aprimorando a parceria com a SBC. Esse movimento gera mais valor tanto para os cardiologistas associados quanto para a população em geral. Além disso, esse estreitamento identifica formas de apoiar as Estaduais na construção de suas ações, permitindo um maior alcance de nossas mensagens” afirma Carlos Miranda, Coordenador do Comitê de Comunicação da SBC.
O olhar atento ao associado tem sido uma das premissas das estratégias de comunicação da SBC. Por isso a SBC trouxe mudanças nos canais pensando na melhoria do relacionamento da sua marca. Umas das primeiras ações estabelecidas no planejamento estratégico de 2024, foi a mudança do portal da SBC, que já trouxe resultados positivos. O novo site apresenta uma navegabilidade mais funcional e com melhor organização dos conteúdos, respeitando a cronologia dos acontecimentos. É um trabalho que exige melhoria contínua e que evolui a cada dia. A relação com o associado é fundamental para a manutenção da representatividade da Sociedade como uma instituição de saúde que agrega conhecimento e promove ações importantes para evolução da cardiologia no país.
Um ponto importante discutido durante o encontro foi a valorização do Título de Especialista em Cardiologia. “A valorização do TEC precisa começar dentro da própria SBC. Por exemplo, ao convidar um colega para participar de uma atividade científica, ele precisa ter o TEC. Essa é uma ação que já acontece nos nossos eventos científicos e que precisa ser estendida para as atividades das Estaduais”, reforça Dr. Fábio Argenta, membro do Comitê de Comunicação da SBC.
Além da mudança nas ações voltadas para o associado, a SBC adotou a estratégia de unificar os temas das campanhas de conscientização e promoção de saúde com a população. Além das datas do calendário temático, este ano, a campanha do Setembro Vermelho terá um peso maior e estará pautada em macrotemas alinhados pelo Conselho Administrativo: Infarto e Insuficiência cardíaca. A ideia é que por meio de uma ação mais robusta e alinhada com as Estaduais, a mensagem de prevenção e promoção de autocuidado chegue de forma nacionalizada para a população em geral.
O movimento de engajamento com o público final já é algo que acontece na SBC há algum tempo, mas a prática tem sido reforçada este ano com ações mais direcionadas. Nas datas de saúde, os conteúdos têm sido compartilhados com as Estaduais com o objetivo de que a mensagem seja integrada: “A SBC tem um canal relativamente novo, estruturado para a população, com dicas de saúde e cuidados preventivos, e precisa ser compartilhado com os pacientes. Esse canal é a voz da SBC chegando à população. Os conteúdos das datas temáticas, que são compartilhados, são um reforço para essa comunicação, mas há outros temas que podem ser acompanhados e utilizados diariamente que estão disponíveis nesse canal ” finaliza Dr. Antônio Amorim, membro do Comitê de Comunicação da SBC.