Ex-presidentes da SBC são condecorados com Medalha Dante Pazzanese
08/02/2021, 15:43 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30
Compartilhar
Homenagem criada para reconhecer nomes que possuem relevantes
préstimos à cardiologia nacional foi concedida à Iran Castro,
Oscar Pereira Dutra e Marcus Bolivar Malachias
No dia 29 de janeiro, no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, os médicos e pesquisadores Iran Castro e Oscar Pereira Dutra, ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), foram condecorados com a Medalha Dante Pazzanese, objeto de reconhecimento da SBC para aqueles que se dedicam à cardiologia nacional e possuem relevantes préstimos à especialidade no Brasil.
A entrega foi realizada pelo presidente da Sociedade, Marcelo Queiroga, que ressaltou que ambos os homenageados têm uma extensa contribuição associativa e suas gestões são reconhecidas como muito positivas, ou seja, ambos têm o espírito de Dante Pazzanese, pioneiro e primeiro presidente da SBC.
Já neste mês de fevereiro, mais um importante nome foi agraciado. Quem também recebeu a Medalha foi o ilustre cardiologista Marcus Bolivar Malachias, também ex-presidente da Sociedade.
Conheça os homenageados
Castro é professor do Curso de Pós-Graduação da Fundação Universitária de Cardiologia do Rio Grande do Sul e diretor-científico do Instituto de Cardiologia do mesmo Estado. Ele é responsável pela edição atualizada, lançada em fevereiro, do Livro-Texto da SBC, considerado o “Livro do Cardiologista” e que é usado como fonte de consulta básica sobre os mais variados temas, especialmente os métodos diagnósticos.
Dutra é professor-associado de UTI e cardiointensivista do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, além de fellow da European Society of Cardiology, American Heart Association e American College of Cardiology.
Malachias é consultor, conferencista, líder em inovação em saúde, pesquisador, governador do American College of Cardiology Capítulo Brasil, professor de Medicina da USP, diretor-clínico do Instituto de Hipertensão de Minas Gerais e membro do Instituto Biocor. Em sua gestão à frente da SBC foram criados projetos como Cardiômetro e Movidos pelo Coração.