Encontro de Departamentos promete integrar áreas e aprofundar debates em subespecialidades
Encontro de Departamentos promete integrar áreas e aprofundar debates em subespecialidades

21/11/2023, 13:27 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Confira a entrevista exclusiva com Nivaldo Menezes Filgueiras Filho, membro do Conselho Administrativo da SBC

O avanço da Cardiologia, que reflete também as transformações de nossa sociedade, possibilitou o surgimento de diversas áreas de pesquisa e conhecimento científico em prol da saúde do coração.

A integração de todas estas subespecialidades é justamente o objetivo do Primeiro Encontro de Departamentos, que acontecerá entre os dias 12 e 13 de abril de 2024, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Para compreendermos os objetivos desta iniciativa, coordenada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, conversamos com Nivaldo Menezes Filgueiras Filho, membro do Conselho Administrativo da SBC. Em conversa, o cardiologista falou da importância do evento e como ele proporciona o diálogo aprofundado entre as diversas especialidades da Cardiologia. Confira!

Qual o objetivo central do Primeiro Encontro de Departamentos?

“O Primeiro Encontro de Departamentos tem como objetivo reunir, simultaneamente e em um único local, todos os encontros e simpósios dos diferentes Departamentos da SBC que antes ocorriam separadamente em momentos distintos. Teremos a chance de consolidar todas essas atividades em um único evento, coordenado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em colaboração com os Departamentos.

O congressista do Encontro terá a oportunidade não apenas de participar do Congresso do Departamento de Hipertensão (DHA), por exemplo, mas também de participar de outros eventos de Departamentos, como o de Insuficiência Cardíaca (DEIC), o de Aterosclerose (DA), o de Cardiogeriatria (DECAGE), entre outros. Isso, sem dúvida, agrega valor e promove uma interação mais ampla entre as atividades compartilhadas, resultando em maior integração e participação entre os profissionais"”

Como este encontro se diferencia de um Congresso?

“Nós falamos que o Congresso Brasileiro de Cardiologia, o próximo acontecerá em Brasília em 2024, tem uma característica de ser muito voltado para o cardiologista clínico. Então, a gente acaba fazendo todas as atividades, incluindo as atividades relacionadas aos departamentos, mas muito com foco no cardiologista geral, no cardiologista clínico. Já a diferença básica é que no Encontro de Departamentos vão estar o subespecialista de área que é o indivíduo que conhece profundamente determinada área e as discussões são muito voltadas para as novidades da subespecialidade. Seria, por exemplo, o arritmologista que discute sobre uma nova técnica de ablação no cenário da fibrilação atrial, ou por exemplo de um cardiologista na área da ergometria que identifica uma técnica nova de avaliação no teste cardiopulmonar. Nesse encontro, teremos sessões integradas que serão atividades conjuntas realizadas por mais de um departamento, a partir da discussão de casos clínicos. Acredito que este será um marco especial no nosso 1º Encontro.”

A quem é destinado este Encontro?

“O Encontro de Departamentos tem uma característica de ser muito focado para a subespecialidade dentro da cardiologia. É aquele indivíduo, por exemplo, que quer discutir a subespecialidade de forma muito aprofundada, baseado desde pesquisas básicas experimentais até os últimos tipos de equipamentos e inovações relacionados àquela área. Sendo assim, existe um aprofundamento e é muito voltado para a subespecialidade”

Podemos esperar grandes pesquisas?

“Vão ter, sim, Temas Livres que serão avaliados da mesma forma que já são feitos nos congressos individuais. Por isso, vai haver discussão relacionada aos Temas Livres, que são essas pesquisas inéditas. Sem dúvida tudo de mais novo em cada área das subespecialidades da Cardiologia, será incorporado na grade científica que está sendo produzida com carinho pela Comissão Científica composta por todos os departamentos.”

Haverá a participação de laboratórios e inovações do mercado?

“Sim, sem dúvida. Eu acho que em determinadas áreas que existem inovações e um movimento tecnológico mais intenso, como áreas relacionadas à imagem, a intervenções, a procedimentos diagnósticos e também procedimentos terapêuticos. Eu acredito que, sim, todas essas áreas serão expostas e da forma adequada nesse Primeiro Encontro de Departamentos e estamos muito felizes com a receptividade da indústria em relação ao nosso primeiro encontro.”

Comentários

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta