Em Roraima, monitores do programa “SBC vai à escola” planejam atividades
02/09/2021, 09:54 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30
Compartilhar
Oficinas educativas serão realizadas neste mês, em alusão ao Dia Mundial do Coração. Esta é a primeira vez que iniciativa da SBC em prol da conscientização de jovens para a promoção de saúde e prevenção de doenças cardiovasculares está ocorrendo na região norte do Brasil
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) iniciou, no mês de agosto, o programa “SBC vai à escola” no Estado de Roraima. Esta é a primeira vez que a iniciativa em prol da conscientização dos estudantes do ensino fundamental e médio, bem como de toda a rede escolar, para a promoção de saúde e prevenção de doenças cardiovasculares, alcança a região norte do Brasil.
Após receberem capacitação pela equipe interprofissional do “SBC vai à escola”, os monitores – grupo formado por professores, coordenadores e gestores pedagógicos da rede estadual de ensino – se reuniram, no último dia 30, para apresentar o planejamento de execução do programa, que consiste no desenvolvimento de oficinas e atividades interdisciplinares que incentivem estudantes e profissionais da educação a adquirirem hábitos mais saudáveis.
Além de trabalhar a conscientização da comunidade escolar para a promoção da saúde e prevenção de doenças cardiovasculares, o “SBC vai à escola” almeja a ampliação do conhecimento adquirido em sala de aula fazendo com o que estudante se torne protagonista em ações de prevenção junto a familiares e seus grupos sociais.
A Diretoria de Promoção de Saúde Cardiovascular, da SBC, firmou parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) visando expandir o “SBC vai à escola” via secretarias estaduais, e a primeira que aderiu ao programa foi a Secretaria de Estado de Educação e Desporto de Roraima (SEED), com o apoio da secretária Leila Perussolo. A princípio, foram selecionadas cinco escolas: 1) Diva Alves de Lima; 2) Euclides da Cunha; 3) São Vicente de Paula; 4) Penha Brasil, e 5) Vitória Mota Cruz.
“A Secretaria entendendo que esse período tão diferente e que exige maior cuidado com a nossa saúde, firmou essa parceria para realizar atividades nas escolas que ressaltam o valor que a nutrição e a atividade física têm na vida das pessoas, especialmente dos nossos alunos”, destacou a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais (DEPE), da SEED, Maria Aparecida.
O “SBC vai à escola” está estruturado em formato intersetorial e interprofissional e contém quatro grandes pilares de ações: Dia da Formação de Monitores, Dia do Coração, Programa de Educação Cardiovascular Continuada e Ampliação das ações preventivas para a comunidade na totalidade.
No Dia do Coração, que marca as ações desenvolvidas e criadas pelos monitores formados pelo programa, os estudantes percorrem um circuito de cinco oficinas: nutrição, relaxamento, atividade física, teatro e multimídia/estudo. Cada escola definirá a data para aplicação da atividade, que ocorre em alusão ao Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro.
Leia mais: “SBC vai à escola” chega à Roraima
“Com mais de dez anos de existência, o programa “SBC vai à escola” tem levado, com seu Comitê da Criança e do Adolescente, a importância da promoção da saúde entre os jovens. Além da obesidade infanto-juvenil, são abordados outros fatores de risco como sedentarismo, hipertensão arterial, diabetes, tabagismo e estresse. Nossa grande missão é não somente apresentar os fatores de risco para as doenças cardiovasculares, mas sensibilizar e motivar toda a rede escolar e a sociedade civil a terem um estilo de vida saudável”, fala a cardiologista, coordenadora do programa e do Comitê da Criança e do Adolescente da SBC, Carla Lantieri.