Destaques Internacionais
16/09/2024, 17:20 • Atualizado em 16/09/2024, 17:20
Compartilhar
A aproximação do Congresso Brasileiro de Cardiologia traz consigo a expectativa sobre os debates que envolvem os convidados internacionais. Destacamos alguns especialistas de grande notoriedade no cenário mundial da cardiologia: Cathleen Dalton Biga, Keith Churchwell, Silvia Priori e A. Michael Lincoff.
Biga, Presidente do American College of Cardiology, possui mais de 40 anos de experiência na área da saúde. Enfermeira de formação, atua na área de Gestão Cardiovascular do Estado de Illinois, especificamente na região de Chicago. Sua participação no congresso trará discussões sobre fatores emergentes na saúde cardiovascular e estratégias para implementação da adesão ao tratamento, trazendo a perspectivas das Diretrizes internacionais.
Churchwell, é o atual presidente da American Heart Association (AHA). Como presidente ele atua supervisionando questões médicas, científicas e de saúde pública relacionadas à liderança do Comitê Científico da Associação. Ele participará de duas atividades durante o 79º CBC enriquecendo as discussões sobre os fatores emergentes na saúde cardiovascular trazendo a perspectiva dos Determinantes socioeconômicos e numa outra atividade coordenando uma mesa sobre as Estratégias para implementar a adesão ao tratamento.
Silvia Priori, vice-presidente da Sociedade Européia de Cardiologia (ESC) dará uma conferência sobre a Importância da avaliação genética no contexto das Canalopatias (Síndrome do QT-Longo, Síndrome do QT-curto etc.). Priori é Chefe da Unidade de Cardiologia Molecular e Diretora da Unidade de Medicina Geral III e Diretora do Programa de Genética Cardiovascular, no Centro National de Investigaciones Cardiovasculares, Carlos III (CNIC), Madri, Espanha. Sua linha de estudo envolve principalmente os mecanismos genéticos das síndromes arritmogênicas hereditárias e da terapia genética.
Lincoff, Vice-presidente de Pesquisa do Departamento de Medicina Cardiovascular e cardiologista intervencionista da Cleveland Clinic e o principal responsável pelo ensaio clínico SELECT, que envolveu 17.604 pacientes com histórico de doença cardiovascular e índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 27 (IMC médio de 33). O estudo é tema de uma de suas participações trazendo a perspectiva da redução do risco cardiovascular em pacientes obesos e também o manejo de risco residual inflamatório em outro momento.
Além desses convidados, também será possível assistir outras aulas em destaque. Confira a lista de palestrantes nacionais e internacionais no site do evento e programe sua agenda para o melhor conteúdo científico.