Departamento de Cardiologia da Mulher (DCM) promete programação imperdível e multidisciplinar no 1° Encontro de Departamentos, da SBC
21/12/2023, 11:53 • Atualizado em 14/02/2024, 09:29
Compartilhar
A expectativa para o 1° Encontro de Departamentos, que acontecerá em São Paulo, entre os dias 12 e 13 de abril de 2024, no Centro de Convenções Frei Caneca, é um dos melhores eventos. Com uma programação científica que reunirá pesquisas, temas e discussões importantes para várias áreas e especialidades da Cardiologia, o cronograma promete integrar e avançar ainda mais no diálogo entre os profissionais que se dedicam à ciência e prática clínica cardiovascular.
Em conversa com o Jornal da SBC, a cardiologista e pesquisadora Maria Cristina Izar, membro do Comitê Científico do evento e representante do Departamento de Cardiologia da Mulher (DCM) nesta comissão, afirma que a programação selecionada para abordar a saúde cardiovascular feminina é rica em conteúdo. Ela cita, entre vários exemplos, os diálogos com áreas como Hipertensão Arterial, Doença Coronária, Diabetes, Dislipidemias, Imunização, Doenças Reumatológicas e Dilemas de Consultório, com foco na mulher em todo o seu ciclo reprodutivo.
“Entre os temas, serão abordadas a doença coronária não obstrutiva, condição mais frequente entre as mulheres. Mesmo com um quadro clínico típico de síndrome coronária aguda, o exame angiográfico não demonstra uma lesão anatômica significativa. Teremos também a apresentação de séries de casos de dissecção espontânea da artéria coronária, uma entidade mais comum entre mulheres, e ainda a Síndrome de Takotsubo, que afeta mais mulheres do que homens. Ela tem sido chamada de ‘síndrome do coração partido’ porque, em geral, está associada a algum evento emocional intenso”, destaca Izar.
A médica também ressalta a importância da interdisciplinaridade em algumas sessões. “Será possível um grande intercâmbio entre os departamentos, nas discussões de casos clínicos, como na abordagem da cardiotoxicidade envolvendo o tratamento do câncer de mama, por exemplo, mas também nas diversas formas e manifestações de doenças que acometem as mulheres de forma peculiar.”
Maria Cristina também destaca que haverá palestrantes importantes no 1° Encontro dos Departamentos. “Os nomes escolhidos certamente irão abrilhantar o evento e teremos a oportunidade de troca de conhecimento entre o público e os apresentadores”.
Para conferir mais informações sobre o evento, acesse o site e faça sua inscrição: