Denilson Campos Albuquerque, participante do Conselho Administrativo da SBC, foi eleito membro honorário da Academia Nacional de Medicina
22/12/2023, 19:24 • Atualizado em 09/02/2024, 19:07
Compartilhar
Denilson Campos Albuquerque, uma das lideranças que integram a atual gestão do Conselho Administrativo da SBC, foi eleito Membro Honorário da Academia Nacional de Medicina (ANM).
Mais antiga entidade médico-científica do país, fundada há 194 anos pelo Imperador D. Pedro II, a ANM reúne alguns dos principais nomes brasileiros da ciência e da medicina, agregando expoentes internacionais de grande relevância acadêmica e científica.
A indicação de Denilson Albuquerque, escolhido de forma unânime pelo colegiado, ocorreu por 2 sócios da ANM: o cardiologista Cláudio Benchimol e o urologista Ronaldo Damião. 7
“A minha indicação como membro honorário dessa academia é um reconhecimento por parte dos meus colegas de uma atividade dedicada ao ensino, à pesquisa e ao aprimoramento científico da Cardiologia ao longo da minha vida profissional. São mais de 45 anos de atividades ininterruptas. Então, é uma grande honra para mim fazer parte de uma história tão bonita e consistente do ponto de vista científico (que soma quase 200 anos)”, destaca Albuquerque.
A ANM mantém uma atividade científica permanente, com reuniões semanais das mais diversas especialidades. A entidade é parceira de fundações de apoio e de amparo à pesquisa no Brasil inteiro, como a FAPESP (São Paulo) e a FAPERJ (Rio de Janeiro), além de apresentar conexões com universidades públicas e privadas do país e do exterior.
A presença de um Conselheiro e de um membro tão ativo na SBC aproxima as duas entidades que buscam aprimoramento científico e profissional, estimulando a agenda da saúde cardiovascular. “Pretendo contribuir de forma bastante efetiva com a minha experiência a favor da ciência cardiovascular na Academia Nacional de Medicina”, pontua.
Embora sua sede esteja localizada no Rio de Janeiro, num prédio próprio doado ainda na época do Império por D. Pedro II, a ANM conta com lideranças espalhadas por todo país entre seus membros, o que garante total representatividade à entidade.