Cristina Izar toma posse como presidente da SOCESP
30/01/2024, 19:35 • Atualizado em 09/02/2024, 18:43
Compartilhar
Segundo a última edição da Demografia Médica no Brasil – levantamento realizado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) –, a partir deste ano, mulheres já serão a maioria na Medicina. A projeção aponta para 50,2% de médicas em 2024. Em 2022, as doutoras eram 48,6%, o que constata a feminilização progressiva da profissão.
Na SOCESP, este cenário está sendo espelhado. Maria Cristina Izar assume o cargo executivo máximo para o biênio 2024-2025, dando prosseguimento ao trabalho desenvolvido por Ieda Jatene, segunda mulher presidente da sociedade.
Cristina Izar é especialista em dislipidemias e dislipidemias genéticas, considerada uma das pesquisadoras mais relevantes nesta área. Graduada pela USP de Ribeirão Preto e com residência em Clínica Médica e Cardiologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, possui doutorado em Cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo, onde é professora adjunta livre-docente.
Como integrante da diretoria anterior, Cristina já está engajada nos principais programas da SOCESP. Ela pretende priorizar o Projeto Infarto, realizado há mais de dez anos em parceria com o COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) e com a Secretaria Estadual de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa para padronizar o socorro ao paciente infartado – definindo fluxos, métricas e validando protocolos com o objetivo de diminuir fatalidades cardíacas.
O sucesso do Projeto Infarto inspira a nova presidente a amplificar um programa similar, mas voltado à insuficiência cardíaca (IC). A prevenção seguirá sendo a linha-mestra da SOCESP sob a nova gestão nas datas temáticas ao longo do ano.
O grupo SOCESP Mulher seguirá sua trajetória de valorização das cardiologistas e das demais profissionais de saúde. Atualmente, elas têm ampla presença na casa: estão à frente de metade dos departamentos e são maioria em praticamente todos.
Saiba mais sobre os projetos, a atuação com as Regionais e os Departamentos Multiprofissionais e a composição da diretoria clicando aqui.