Confira alguns temas que serão discutidos no 79º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
19/08/2024, 15:31 • Atualizado em 19/08/2024, 15:31
Compartilhar
Brasília se tornará a capital do coração no próximo mês, ao sediar o 79º Congresso Brasileiro de Cardiologia. O evento, que ocorrerá de 20 a 22 de setembro, será dedicado às últimas evidências científicas, estudos recentes e inovações na área, incluindo o impacto da inteligência artificial na saúde cardiovascular, em procedimentos cirúrgicos, consultórios e pesquisas científicas.
Destinado a cardiologistas e profissionais da saúde, o congresso contará com mais de 200 atividades, distribuídas em mais de quinze ambientes, com palestras e mesas-redondas simultâneas. O encontro cobrirá todas as áreas da cardiologia, além de especialidades relacionadas à saúde do coração.
Entre as mesas-redondas sobre saúde feminina, destaque para a sessão “Saúde Cardiovascular na Mulher: Foco na Prevenção”, coordenada pelo especialista Ricardo Pavanello, de São Paulo. Os temas discutidos incluirão “O que a Cardiologia Precisa Saber sobre Métodos Contraceptivos?”, “O Dilema do Chip da Beleza”, “Fatores de Risco de AVC Relacionados à História Ginecológica e Obstétrica da Mulher” e “Reposição Hormonal na Menopausa e seu Impacto no Sistema Cardiovascular: Estrogênio, Progestina e Testosterona”. Outras atividades relacionadas à saúde feminina também estão disponíveis na programação geral.
A saúde do idoso será outro tema amplamente debatido durante o evento. A mesa-redonda “Dilemas da Prática Cotidiana: Medicar ou Não?” abordará os desafios no tratamento de pacientes idosos com cardiopatias, como a relação entre sarcopenia e desospitalização, cuidados na insuficiência cardíaca avançada e a conexão entre síncope e quedas inexplicáveis em idosos. Esta sessão será coordenada pelos especialistas Ulysses Vieira Cabral, do Ceará, e Edson Silva Sacramento, do Pará.
Outro tema de destaque será a interseção entre espiritualidade e cardiologia, discutida no colóquio “Espiritualidade em Cardiologia: do conceito à aplicabilidade clínica”, coordenado pelo especialista Roberto Esporcatte. As discussões abordarão como a espiritualidade pode ser considerada na anamnese, o impacto do sofrimento e estresse no adoecimento cardiovascular, o papel da espiritualidade na prevenção e tratamento de cardiopatias, e como a medicina baseada em evidências enxerga e aplica a espiritualidade nos cuidados com o paciente.
Mais informações sobre o 79º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia no site. Acesse e inscreva-se!