Comunicado Importante - Resolução 2.135/2015 do CFM.
16/01/2025, 17:11 • Atualizado em 17/01/2025, 08:11
Compartilhar
Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2025
Prezados Associados,
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) informam que, na reunião realizada nesta data, 16 de janeiro de 2025, pelo Pleno do Conselho Federal de Medicina (CFM), foi decidido adiar a deliberação sobre a revogação da Resolução CFM nº 2.135/2015.
A norma reconhece que cardiologistas possuem capacitação técnica e estão habilitados a coordenar UTIs Cardiológicas (Unidades Coronarianas e Unidades de Pós-Operatório de Cirurgia Cardíaca).
A posição coerente do CFM, pelo adiamento da decisão, reflete o reconhecimento da necessidade de um debate mais aprofundado e técnico sobre o tema, considerando as implicações assistenciais e jurídicas que uma eventual revogação poderia trazer.
Em breve será aprestado ao CFM detalhamento técnico robusto, demonstrando os riscos assistenciais e operacionais para a manejo das doenças cardiovasculares em nosso País, que poderiam decorrer da revogação desta postaria, antes do estabelecimento da Cardiointensivismo como área de atuação, associado as devidas regras de transição contemplando cardiologistas já estabelecidos.
A defesa incondicional do Cardiointensivismo como área de atuação continuará norteando nossas ações. Enquanto isso, a Resolução nº 2.135/2015 tem desempenhado papel fundamental na garantia de elevados padrões de qualidade assistencial nas UTIs Cardiológicas, reforçando o compromisso com a defesa da excelência assistencial e da segurança dos pacientes.
Atualizações sobre o andamento do tema serão amplamente comunicadas aos associados e ao público em geral.
Atenciosamente,
Dr. Paulo Caramori Dr. Vinícius José da Silva Nina
Presidente da SBC Presidente da SBCCV