Comitê Científico almeja uma ciência mais plural, afirma Denilson Campos de Albuquerque
14/02/2023, 15:58 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30
Compartilhar
Médico será coordenador do Comitê Científico para o ano de 2023
De acordo com o novo coordenador do Comitê Científico da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Denilson Campos de Albuquerque, o objetivo do trabalho para 2023 é continuar com a atuação já bem sucedida do órgão. “Primeiramente, nós manteremos nossas atuações na frente da comissão científica. Queremos ampliar nossos horizontes na SBC, trazendo as estaduais mais próximos da gente”, conta.
Um exemplo concreto desta ação se dará já com a alternância dos webinars da SBC, que vão passar a acontecer às terças-feiras, junto com as estaduais, explica Denilson. “A importância disto é trazer as sociedades de cardiologia estaduais junto à sociedade mãe que é a SBC. Com isso, conseguimos trazer o que está acontecendo naquele estado; quem são as lideranças científicas e como o Brasil está se comportando com essa ou aquela patologia. Então, nos tornamos mais plural”, afirma o coordenador.
Em relação ao 78° Congresso Brasileiro de Cardiologia, que será realizado em Porto Alegre, no Sul do país, Denilson conta que há diversas novidades no radar. “Temos bastante coisa nova e grandes nomes já confirmando presença, como o cardiologista John McMurray, do Reino Unido. Certamente, teremos um grande congresso, com muitas inovações, trazendo o que há de melhor na Cardiologia mundial”, diz entusiasmado.
Desafios para os próximos anos
Já no que diz respeito aos desafios, o médico afirma que o maior deles para a próxima gestão é conseguir agregar o conhecimento e trazer o cardiologista jovem para próximo da SBC e da ciência. “Nós temos agora um aplicativo da SBC, o Cardiol Mobile, no qual os médicos podem discutir os casos clínicos. Todos poderão dar a sua contribuição, a sua experiência. Isto é muito interessante pois agrega conhecimento, engaja o jovem que já é familiarizado com os aplicativos e a SBC tem certeza que, em 2023, teremos ainda mais conhecimento disseminado nas discussões neste app”, destaca.
Novidades nas diretrizes
Para as diretrizes científicas publicadas pela SBC, o coordenador conta que já há uma novidade. Como elas costumam ser muito longas, haverá a partir de agora um sumário executivo, ou seja, “em cima da diretriz publicada, haverá um resumo dela, com objetivo de uma leitura rápida, para facilitar o entendimento”, completa.
Composição do Comitê Científico
O Comitê Científico é composto por Denilson Campos de Albuquerque (coordenador), Weimar Kunz de Sebba Barroso e Ibraim Masciarelli Francisco Pinto.