Caravana Itinerante no Combate à Morte Súbita
14/10/2024, 15:50 • Atualizado em 14/10/2024, 15:50
Compartilhar
A Sociedade Bahiana de Cardiologia, alinhada com a missão da SBC, busca reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares no estado da Bahia. Para isso, o Departamento de Arritmias da SBC-BA criou um projeto de treinamento de emergência cujo objetivo é ensinar a população a socorrer vítimas de parada cardiorrespiratória e a utilizar o desfibrilador externo automático (DEA).
A caravana passou pelas cidades de Barreiras, Jequié e Irecê, treinando mais de 300 pessoas no uso do DEA. A escolha das localidades foi baseada na presença de um desfibrilador ou no comprometimento em adquirir o equipamento. Além disso, cidades com casos recentes de morte súbita foram priorizadas para aumentar o engajamento da população.
Além do treinamento prático, vídeos e materiais informativos foram distribuídos à população visando ampliar o conhecimento. Diversos parceiros, como o comando militar, clubes de corrida, empresas, hospitais, shoppings e outros estabelecimentos de saúde, apoiaram as ações.
De acordo com Pollianna Roriz, cardiologista e idealizadora do projeto, os resultados foram expressivos, com grande adesão da população. Até o final do ano, uma nova caravana será realizada em Irecê para expandir ainda mais o alcance da iniciativa junto à população que será beneficiada pelo DEA em ambientes de grande circulação.