Atividades On Demand exploram novos avanços no segundo dia do congresso
Atividades On Demand exploram novos avanços no segundo dia do congresso

21/09/2024, 18:34 • Atualizado em 21/09/2024, 18:18

Compartilhar

O Evento seguiu com uma intensa programação no segundo dia, oferecendo quatro atividades on demand sobre temas de grande relevância para a prática cardiológica. As sessões, transmitidas ao vivo e agora disponíveis no site da SBC, trouxeram à tona discussões inovadoras que estão moldando o futuro da cardiologia.

A primeira sessão do dia, Medicina de precisão aplicada à cardiologia: onde estamos?, discutiu a personalização dos tratamentos. Claudio Vieira Catharina, um dos coordenadores da sessão, explicou: "Customizar o tratamento do paciente de acordo com suas características próprias e peculiares, baseado em informações do seu perfil genômico ou utilizando dados epidemiológicos precisos ao seu fenótipo, é o modelo novo que chamamos de medicina de precisão." Ele destacou que essa abordagem muda o foco da doença para o indivíduo, visando melhores resultados na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Em seguida, tivemos o tema Desafios na abordagem das doenças valvares, que explorou os avanços no tratamento dessas condições, com foco no uso de válvulas por cateter. "Vamos discutir os desafios na abordagem dessas doenças, uma área que teve um desenvolvimento fantástico, principalmente com o advento das válvulas por cateter", afirmou Eduardo Keller Saadi, um dos coordenadores da sessão. A discussão incluiu a escolha entre próteses biológicas ou mecânicas e novas opções menos invasivas, como o implante por cateter em casos complexos de calcificação do anel valvar mitral.

O terceiro tema do dia foi o Update em choque cardiogênico. Marcelo Westerlund Montera, um dos coordenadores, destacou que o choque cardiogênico ainda apresenta uma alta taxa de mortalidade intra-hospitalar. "Abordamos as atualizações nas estratégias no manuseio do choque cardiogênico e tivemos a oportunidade de trocar experiências com grandes líderes para aprimorar nossa prática", comentou Montera.

Encerrando o dia, a sessão Síndrome coronariana não obstrutiva: ANOCA, INOCA, MINOCA analisou detalhadamente essas síndromes. Roberto Esporcatte, um dos coordenadores,  ressaltou que "o reconhecimento das síndromes coronarianas sem lesões obstrutivas é nuclear na avaliação dos pacientes com sintomas sugestivos de isquemia miocárdica, especialmente mulheres". Ele enfatizou a importância de investigar fatores como a reserva de fluxo coronariano e disfunções circulatórias para garantir um diagnóstico e tratamento adequados.

As atividades estão disponíveis no site da SBC. O Congresso segue com mais sessões inovadoras no próximo dia.

Comentários

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta