Atividades On Demand abordaram temas inovadores no 79º Congresso Brasileiro de Cardiologia
20/09/2024, 19:57 • Atualizado em 22/09/2024, 08:38
Compartilhar
Na tarde de hoje, o 79º CBC apresentou destacamos três das quatro atividades on demand que discutiram temas de grande relevância para a prática cardiológica. As sessões ficarão disponíveis no site do Congresso, permitindo que o público possa acessar o conteúdo depois do evento.
No auditório 1, foi realizada a sessão Insuficiência Cardíaca com Fração de Ação Preservada (ICFEp) e a epidemia cardiometabólica, sob a coordenação de Nadine Oliveira Claussell e Edimar Alcides Bocchi. De caráter internacional, a sessão contou com palestrantes dos Estados Unidos, Argentina e Brasil. "Essa discussão é extremamente pertinente, abordando uma condição cada vez mais presente no cotidiano dos cardiologistas, com alternativas terapêuticas promissoras e uma compreensão crescente de sua patogênese", destacou Nadine Claussell.
Edimar Bocchi acrescentou que "o fenótipo mais frequente é obesidade, hipertensão, distúrbio metabólico e idade avançada, definido como ICFEp cardiometabólica. Essa condição envolve uma combinação de acúmulo de lípides e ativação inflamatória, resultando em lesões estruturais e funcionais no organismo."
Também é possível acompanhar o conteúdo apresentado na aula de Cardiomiopatia hipertrófica: estratificação de risco e prognóstico pelos métodos de imagem. A atividade foi coordenada pelas cardiologistas Marcia de Melo Barbosa e Edileide de Barros Correia.
Encerrando a programação da tarde, o auditório 1 também sediou a sessão internacional Apneia Obstrutiva do Sono e Doença Cardiovascular, coordenada por Celso Amodeo e Fábio Argenta. A participação do convidado internacional Lee Goldberg foi um dos destaques. Argenta ressaltou a importância do diagnóstico precoce da apneia obstrutiva, alertando para a relação direta entre essa condição e as doenças cardiovasculares. "Identificar e tratar precocemente a apneia é crucial para prevenir complicações mais graves", afirmou.
As atividades, poderão ser acessadas pelo público, oferecendo a oportunidade de aprofundamento nos temas abordados. O congresso segue com uma programação intensa, prometendo trazer novas discussões e inovações no campo da cardiologia. Não perca as próximas sessões!