Arritmias cardíacas e tomadas de decisões: dilemas na prática clínica
06/10/2023, 10:17 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30
Compartilhar
Pesquisadores debateram casos que muitas vezes não estavam totalmente previstos nas diretrizes e literatura médica.
Durante a manhã do terceiro e último dia do 78°Congresso Brasileiro de Cardiologia, especialistas debateram na atividade “Dilemas em arritmias cardíacas” casos clínicos e indicações de tratamentos para pacientes sintomáticos e assintomáticos com arritmia. A apresentação foi coordenada pelos cardiologistas Iara Atie Malan e Angelo Amato Vicenzo de Paola.
A primeira apresentação, realizada por Carlos Eduardo de Souza Miranda, teve como tema “Wolff Parkinson White: é necessária a estratificação de risco ou a ablação já está indicada?”, e discutiu aspectos relacionados à clínica médica, indicação ou não de ablação e perfil dos pacientes considerados assintomáticos.
Carlos Miranda afirmou que é necessário avaliar individualmente o perfil de cada paciente, destacando os riscos individuais que podem surgir devido ao trabalho que o paciente executa em seu dia a dia, bem como outras particularidades que possam influenciar no tratamento.
Já Sérgio Luiz Zimmermann abordou o tema “Paciente assintomático com extrassístoles ventriculares frequentes: como abordar?”, no qual trouxe algoritmos que ajudaram a avaliar casos que não são frequentemente descritos nas diretrizes a respeito do tema. O médico também falou sobre a indicação para o tratamento da ablação.
“CDI para prevenção primária: a bateria está acabando e não houve choque, o que fazer?”, apresentado por Martino Martinelli Filho aprofundou o tema, destacando que é necessário avaliar, junto ao paciente e a filha, os riscos e tomadas de decisões.
Após as apresentações, os médicos realizaram um enriquecedor debate a respeito de casos, respondendo a perguntas da plateia. Iara Malan compartilhou também, em sua fala, casos de pacientes pediátricos com arritmia.
Para conferir mais informações sobre o 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia, acesse o aplicativo SBC 2023, disponível para Android e iOS.