Ações solidárias no RS: Atendimento à população atingida
31/07/2024, 14:01 • Atualizado em 31/07/2024, 12:01
Compartilhar
O Rio Grande do Sul enfrentou inúmeros desafios em decorrência da tragédia climática que recentemente assolou a região. A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) uniu-se à iniciativa "Cardiologistas na Enchente", cujo objetivo era fornecer atendimento médico on-line à população afetada. Coordenada por médicos voluntários e com a participação de diversos associados, o projeto surgiu como uma resposta direta às dificuldades enfrentadas pelos pacientes, incluindo a perda de medicamentos essenciais devido às inundações.
Fernando Scolari, idealizador do projeto e cardiologista voluntário, comentou que a ideia surgiu para dar um apoio cardiológico gratuito e online para quem foi acometido.
“Inicialmente era enviado um link para o paciente preencher um pequeno formulário com o seu estado de saúde, a sua queixa, ou necessidade de renovação de receita. A medida valia para quem foi atingido pelas cheias e estava sentindo algum um sintoma como dor no peito, falta de ar, palpitação, pressão muito alta ou dificuldade de continuar o tratamento. A partir disso, era feito um contato por telefone e assim conseguimos ajudar da melhor forma possível”, explica.
A ação foi fundamental para que a população recebesse o apoio necessário em situações de alerta e também para que o tratamento não fosse interrompido, evitando possíveis complicações.
Mais informações sobre a iniciativa podem ser encontradas no Instagram buscando o perfil “Cardiologistas na Enchente”: