A Revista da SOCESP traz uma edição científica dedicada aos recentes estudos clínicos que impactam no dia a dia da cardiologia
03/09/2024, 15:59 • Atualizado em 03/09/2024, 15:59
Compartilhar
A primeira edição do ano da Revista da SOCESP é inteiramente dedicada aos mais recentes estudos clínicos, mostrando as evidências que devem pautar estratégias diagnósticas e terapêuticas mais atuais para enfrentar as doenças cardiovasculares, responsáveis por 400 mil óbitos anuais no Brasil.
“Os estudos selecionados transitam em tantas áreas da cardiologia demonstrando que a especialidade avança em múltiplas direções e em velocidade espantosa, tornando a incorporação de tais conhecimentos um desafio ao médico clínico. Por isso, é essencial uma edição que, de forma sintética, objetiva, crítica e precisa, apresenta esses trabalhos”, conta o editor-chefe da publicação, Luís Henrique Wolff Gowdak.
Com mais de duas décadas de experiência na formação de alunos e residentes na Faculdade de Medicina da USP e no Instituto do Coração, Gowdak liderou a curadoria dos artigos, contando com a colaboração dos coeditores Felix Ramires, do Incor, e Renato Lopes, da Duke University nos Estados Unidos, além de diversos cardiologistas e profissionais de saúde que assinaram os artigos com base em congressos internacionais e publicações de estudos selecionados.
Luís Henrique Gowdak conta que a edição traz temas variados incluindo estudos sobre anticoagulação em pacientes com fibrilação atrial subclínica (estudo ARTRESIA) ou reumática (estudo INVICTUS) e estudos de desfechos cardiovasculares em pacientes obesos diabéticos (estudo SELECT). “Na área de insuficiência cardíaca, temos a discussão sobre a dapagliflozina em pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção levemente reduzida ou preservada (estudo DELIVER) e uma análise crítica do estudo HEART-FID sobre o uso da carboximaltose férrica em pacientes com deficiência de ferro”, destaca entre outros inúmeros trabalhos.
A edição da Revista da SOCESP, com download gratuito, contempla dez artigos médicos e ainda um suplemento com três artigos multiprofissionais dos Departamentos de Enfermagem, Nutrição e Odontologia. Acesse e leia na íntegra.