São Paulo foi sede do Congresso de Insuficiência Cardíaca 2023
21/02/2024, 19:51 • Atualizado em 21/02/2024, 19:50
Compartilhar
Evento ocorreu na zona sul, de 10 a 12 de agosto.
Cerca de 1.300 cardiologistas, residentes e profissionais da área de saúde foram recebidos de 10 a 12 de agosto, no Villa Blue Tree Espaço de Eventos – na região sul de São Paulo, para o Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca DEIC 2023, o mais importante sobre o assunto no país.
Em foco nesta edição, foram as novas drogas que ajudam a trazer qualidade e prolongar a vida do paciente, que tem uma expectativa de vida menor. “Quando a pessoa começa a ter sintomas, a mortalidade média é de cerca de 50% em cinco anos. Quando o paciente chega na fase avançada da doença, a mortalidade é de 50% em um ano. É uma doença grave; é muito pior do que muitos cânceres”, afirma o presidente do DEIC, Múcio Tavares.
O principal sintoma é a falta de ar. O cardiologista alerta que pessoas que tratam de diabetes, doenças de Chagas e hipertensão precisam ficar atentas. “Os fatores de risco cresceram muito: em dez anos, a obesidade aumentou 60%, a diabetes 62% e a hipertensão 14%. É preciso diminuir esses números”, adverte.
Além de novas drogas, o Congresso do DEIC – Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia, abordou também diagnóstico, tratamento, avaliação genética e implantes de dispositivos cardíacos.
Outro ponto de destaque foi a participação mais efetiva de associações de pacientes, que estão mais próximas do DEIC desde o congresso do ano passado, que marcou a internacionalização da instituição, e, também, seus 20 anos de história.
“Nós, como cardiologistas, sabemos o que queremos que os pacientes façam, mas não sabemos o que o paciente pensa disso. Então, essas associações estão muito em contato com os pacientes, no dia a dia deles, sabem as dificuldades, e sabem muitas vezes, caminhos que podem nos ajudar a cuidar melhor e ouvir mais esse paciente que tanto precisa de uma orientação”, explica o Dr. Múcio Tavares.
Plataforma Ação IC
Para facilitar essa aproximação, foi criado em 2022, uma plataforma de conteúdo especializada em insuficiência cardíaca, com intuito de abrigar informação especializada tanto científica e técnica quanto em linguagem acessível para leigos. “A plataforma é focada para dois públicos principais: para o médico, o clínico, residentes e especialistas que precisam de conteúdo atualizado para se informar e tratar seu paciente, e para os pacientes e seus cuidadores, que precisam saber melhor como lidar com a doença, reconhecer os sintomas e conhecer as novidades em drogas e tratamentos”, relata o presidente.
A plataforma Ação IC (https://www.acaoic.com.br/) funciona como uma espécie de biblioteca digital sobre insuficiência cardíaca, que conta com simpósios, webinares, podcasts, videocasts, vídeos, reportagens e artigos. A coordenação do conteúdo é desenvolvida pela diretoria do DEIC e com total apoio do DEIC Jovem – grupo de estudos formado e destinado a médicos jovens que são interessados em insuficiência cardíaca e que desejam se aprofundar no tema. Já conta com mais de 1.000 cadastros e tem metas bem estabelecidas para a próxima fase de produção de conteúdo que começará em junho de 2023.
O DEIC em 2023 já entregou 3 importantes eventos científicos:
· DEIC/HFA SYMPOSIUM
· 4º Simpósio Nacional ICFEp – Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Preservada
· GETAC 2023 - 3º Simpósio Nacional do Grupo de Estudos em Transplante Cardíaco e Assistência Circulatória do Departamento de Insuficiência Cardíaca
Número de inscritos nos 3 eventos: 453 especialistas que, além de estarem presencialmente, estão com acesso ao conteúdo ON DEMAND para aprofundar o conhecimento.
As empresas que apoiaram os projetos iniciais de 2023 são: ASTRAZENECA, BOEHRINGER, GSK, PFIZER, NOVARTIS, MERCK, BMS, BAYER e ABBOTT.
On demand : https://www.deic2023.com.br/
Acesso ao portal Ação IC: https://www.acaoic.com.br/